Lançamento do South Summit Brazil em São Paulo reforça compromisso com resiliência climática
Secretária Simone Stülp participou do evento e destacou o Cais Mauá como símbolo da reconstrução
Publicação:
O lançamento do South Summit Brazil (SSB) 2025 ocorreu na cidade de São Paulo (SP), na noite de quarta-feira (6/11), em cerimônia no Learning Village, hub de inovação e tecnologia. Como já abordado no lançamento em Porto Alegre, em 30 de outubro, o SSB do próximo ano estará conectado ao momento vivido no Rio Grande do Sul, com foco na inovação e na resiliência necessárias para a retomada econômica e social.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, participou do evento na capital paulista e endossou a necessidade da resiliência climática para os debates da atualidade. “Quando começamos a desenhar o evento de 2025, estávamos com muitas dúvidas, mas tínhamos uma certeza: a simbologia do Cais Mauá. Para esse símbolo podemos levar o olhar de resiliência, de como devemos enfrentar um momento de crise. O governador Eduardo Leite tem a pauta da resiliência climática como prioridade”, disse.
Além disso, Simone falou da importância do SSB para a inovação em um contexto global. “Durante três dias, colocamos a efervescência da inovação, não só brasileira, mas latino-americana, em uma constelação com todo o mundo, e expandimos isso ao longo do ano”, destacou.
A fundadora do South Summit, María Benjuméa, enviou uma mensagem de vídeo direto de Madri, reforçando o compromisso do South Summit com o Rio Grande do Sul. Já o presidente do SSB, José Renato Hopf, destacou a importância do evento para impactar a sociedade.
“Não é um evento estruturado como negócio: é um movimento que culmina em três dias de evento para fazermos a ação de transformar e abrir o Brasil para o mundo”, apontou Hopf.
O painel “Conexões de alto valor: Impulsionando inovação, negócios sustentáveis e impacto” fechou a programação do lançamento.
Novidades
O mote desta edição será Beyond Resilience (“além da resiliência”, em português). Haverá cinco grandes trilhas de conteúdo abrangendo diversos temas: Sustainability (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs); Digitalization (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0); Ecosystem (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema); Social Shift (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão); e The Edge (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).
As inscrições para a Competição de Startups do South Summit Brazil 2025 estão abertas até 20 de dezembro. As 50 melhores serão selecionadas por um júri especializado para apresentarem suas soluções durante o evento. Na última edição, mais de 2 mil startups de 81 países se candidataram. A startup gaúcha Ostera, da área da saúde, ganhou na categoria Mais Escalável.
Cais Mauá
O SSB 2025 seguirá o mesmo formato de sua última edição, ocupando quatro armazéns do Cais Mauá, totalizando 38 mil metros quadrados de área útil para receber um público estimado de 24 mil pessoas.
Em função da enchente que impactou Porto Alegre em maio, os armazéns vão passar por reparos para que possam receber o público com a segurança e a infraestrutura necessárias. A cheia do Guaíba deixou estragos no piso, que precisará ser refeito em algumas partes, assim como no sistema de esgoto e no guarda-corpo, que será reinstalado.
Além disso, os armazéns vão passar por uma grande limpeza, e algumas portas que foram deslocadas pela força da água serão recolocadas no lugar.
Texto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Edição: Secom