Lavras do Sul realiza primeiro remate de produção
Publicação:

Em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), a Alianza Del Pastizal promove no dia 26 de abril, em Lavras do Sul, o primeiro remate de produção. O objetivo é valorizar os animais produzidos em campo nativo, estimular sua conservação, a introdução de tecnologias que melhorem a produção forrageira nativa e o desempenho econômico da atividade.
Serão disponibilizados aos produtores rurais mais de 1,5 mil bovinos e 300 ovinos do pampa gaúcho. A feira, que faz parte do calendário de eventos oficiais do Estado, vai dispor ainda de convênio com os agentes bancários Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil. Todos estarão operando de acordo com as normas oficiais de crédito rural, de acordo com o enquadramento da categoria do produtor.
A expectativa de faturamento é de aproximadamente R$ 2 milhões. O Banrisul já disponibilizou R$ 1 milhão para o financiamento de aquisição de bovinos e ovinos. Os produtores rurais interessados na compra de animais durante o remate já podem procurar a rede de agências do banco e solicitar a carta de crédito pré-aprovado.
Alianza Del Pastizal
É uma iniciativa sul-americana, criada em 2006, para integrar a produção rural com a conservação dos campos nativos do pampa sul-americano. Reúne organizações conservacionistas, universidades, governos e produtores rurais em quatro países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
Entre as atividades atuais da Alianza, está o desenvolvimento de um selo ambiental, certificando a carne produzida em condições compatíveis com a conservação dos campos nativos, de melhor qualidade e que demanda menor produção de CO2.
Texto: Juliana Brum
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305