Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite abre 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores defendendo política do respeito e valorização do legislativo municipal

Evento promovido pela UVERGS reuniu lideranças e destacou a parceria entre Estado e municípios

Publicação:

Foto mostra governador Eduardo Leite na 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores
Leite participou da abertura da 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores, no Sindilojas, em Porto Alegre - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite participou, nesta quarta-feira (10/9), da solenidade de abertura da 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores, realizada no auditório do Sindilojas, em Porto Alegre. O encontro, promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), reúne parlamentares de todo o Estado em debates, palestras e capacitações para fortalecer a atuação do legislativo municipal.

O governador ressaltou a experiência pessoal como vereador e presidente da Câmara Municipal de Pelotas, reforçando a importância dessa trajetória para a formação política. Ele defendeu a política como instrumento de convivência democrática e destacou que divergências devem ser enfrentadas no campo das ideias, “com firmeza, mas sempre com respeito”, sem ataques pessoais ou tentativas de destruir adversários.

Foto mostra governador Eduardo Leite na 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores
Leite destacou avanços obtidos com as reformas estruturais realizadas no Estado, que possibilitaram retomada de investimentos - Foto: Maurício Tonetto/Secom


Governador destacou avanços obtidos com as reformas estruturais

Leite também sublinhou os avanços obtidos com as reformas estruturais realizadas no Estado, que possibilitaram a retomada da capacidade de investimento em áreas essenciais e a celebração de mais de 5 mil convênios com municípios. “Se a vida nos municípios melhora, a vida dos gaúchos melhora, porque é lá que o cidadão vive. Não existe cidadão estadual e municipal, é o mesmo cidadão”, afirmou, reforçando a lógica de cooperação entre Estado e prefeituras.

Ao encerrar, o governador destacou que a política deve ser vivida como propósito público, e não apenas como disputa por espaços. “Não podemos deixar que as cotoveladas da vida pública nos afastem da chama que nos fez entrar na política. Estamos aqui para construir soluções para a população, e não apenas para ocupar cargos”, concluiu, desejando que a Marcha seja um marco de integração e fortalecimento democrático.

Também participaram da cerimônia o presidente da UVERGS, Silomar Garcia Silveira; o presidente da União dos Vereadores Brasileiros, Gilson Conzatti; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto; e a deputada Adriana Lara, representante da Assembleia Legislativa. Todos destacaram o trabalho de transformação conduzido pelo governo estadual e a valorização demonstrada por Leite ao papel dos legislativos municipais.

Foto mostra governador Eduardo Leite na 2ª Marcha Gaúcha de Vereadores
Governador celebrou os mais de 5 mil convênios firmados com os municípios gaúchos - Foto: Maurício Tonetto/Secom


Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom

Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul