Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite anuncia Luigi Soares Pereira no comando-geral da Brigada Militar e Ricardo Mattei Santos à frente dos Bombeiros

Coronéis Cláudio dos Santos Feoli (BM) e Julimar Fortes (CBMRS) deixam os cargos e vão para a reserva após 35 anos de serviço

Publicação:

Esta é uma descrição detalhada da imagem para fins de acessibilidade:

Visão Geral
A imagem registra um momento oficial em que oito pessoas — sete homens e uma mulher — posam para uma fotografia em um ambiente luxuoso e formal. O grupo está organizado em uma linha reta, transmitindo uma atmosfera de cooperação institucional.

Pessoas e Vestimentas (da esquerda para a direita)
Bombeiros Militares: Os dois primeiros homens à esquerda vestem uniformes operacionais azul-marinho com detalhes e identificações em vermelho, típicos do Corpo de Bombeiros.

Civil: Uma mulher com cabelos loiros longos veste um vestido preto longo e elegante.

Governador: No centro da imagem, Eduardo Leite veste uma camisa social azul-marinho com as mangas levemente dobradas e calça jeans escura.

Civil/Autoridade: À direita do governador, um homem de cabelos grisalhos veste um blazer preto, camisa branca e calça cinza-clara.

Brigada Militar: Os dois homens seguintes vestem fardas cinza-oliva da Brigada Militar, com diversos distintivos e insígnias.

Tático: Na extremidade direita, um homem veste um uniforme tático camuflado em tons de cinza e preto, equipado com colete operacional.

Cenário e Composição
O Ambiente: O encontro ocorre em uma sala de recepção clássica, possivelmente no Palácio Piratini. O fundo apresenta uma grande porta dupla de madeira com painéis de vidro fosco, paredes brancas decoradas com boiseries (molduras de gesso) e espelhos laterais.

Mobiliário: Nas laterais, veem-se partes de sofás brancos. À frente do grupo, há uma mesa de centro de madeira escura contendo livros, uma pequena xícara de café sobre um pires branco e um vaso decorativo alongado em azul-marinho com detalhes dourados.

Iluminação: A luz é suave e bem distribuída, realçando os detalhes dos uniformes e do ambiente.
Transição ocorre em ambiente de redução consistente da criminalidade e investimentos inéditos na segurança. - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem o comando das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS. A mudança ocorre em razão de os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli e coronel Julimar Fortes, estarem indo para a reserva após atingirem o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo.

Com a ida do coronel Luigi ao comando-geral da Brigada Militar, a Chefia do Estado-Maior da corporação passa a ser exercida pelo coronel Álvaro Martinelli, que até então comandava o Comando de Policiamento de Choque (CPChq).

A transição também envolve os subcomandos. No CBMRS, o coronel Mattei, que exercia a função de subcomandante-geral, passa agora a comandante-geral. Para o posto de subcomandante-geral do CBMRS, assume o coronel Alexandre Sorio Nunes. Na BM, o subcomandante-geral, coronel Douglas Soares, também vai para a reserva por tempo limite de serviço, e será sucedido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.

Encontro com o governador

Na tarde desta quinta-feira, tanto os comandantes que deixam os cargos quanto os novos comandantes e subcomandantes, acompanhados do secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Mário Ikeda, foram recebidos pelo governador no Palácio Piratini. O encontro ocorreu antes da reunião mensal de avaliação de indicadores dentro do processo de governança da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), que integra o programa RS Seguro.

Ao agradecer aos oficiais que se despedem das funções, Leite destacou o legado construído ao longo das últimas décadas. “Agradeço profundamente ao coronel Feoli e ao coronel Julimar por uma vida inteira dedicada ao compromisso de servir e proteger a sociedade gaúcha. Desejo sucesso aos novos comandantes, com a certeza de que darão continuidade ao trabalho de excelência que promoveu, nos últimos anos, uma verdadeira transformação na segurança pública do Rio Grande do Sul, hoje reconhecida nacionalmente como exemplo de gestão e resultados”, afirmou.

O governador ressaltou que a transição ocorre em um momento de consolidação dos avanços obtidos pelo RS Seguro, com queda contínua dos principais indicadores criminais, fortalecimento da inteligência policial e aplicação de investimentos históricos. Segundo ele, a continuidade das estratégias baseadas em metas e monitoramento permanente de dados será fundamental para manter o Estado como referência nacional na área.

Perfis

  • Coronel Luigi Gustavo Soares Pereira – BM
    Ingressou na Brigada Militar em 1993, após formação no Colégio Tiradentes (1990-1992), e é bacharel em Ciências Militares – Defesa Social pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, além de bacharel em Direito. Possui pós-graduação em Administração Policial Militar e em Políticas de Gestão em Segurança Pública, além de diversos cursos nacionais e internacionais, incluindo o LEEDS – Law Enforcement Executive Development, na FBI National Academy (Quantico/EUA).

    Ao longo da carreira, atuou no 12º BPM, em Caxias do Sul, integrou as Patrulhas Especiais e o Esquadrão Antibombas (Gate/RS) do BOE, foi coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública (2007-2014) e diretor substituto da Força Nacional. Também chefiou a Agência Central de Inteligência (PM2) da BM, dirigiu o Departamento de Ensino da corporação (2022-2023) e, mais recentemente, exercia a função de chefe do Estado-Maior da Brigada Militar (2023-2025).

  • Coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho – subcomandante-geral da BM
    Ingressou na BM em 16 de fevereiro de 1993. É bacharel em Ciências Militares – Defesa Social e possui pós-graduação em Negociação para Gestores de Segurança Pública, Inteligência de Segurança e em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Atuou no 1º BOE, na Penitenciária Estadual do Jacuí, na Agência Central de Inteligência (PM2), comandou o 15º BPM (2019-2023) e exercia a função de diretor de Ensino da Brigada Militar (2023-2026).

  • Coronel Ricardo Mattei Santos – CBMRS
    Ingressou na corporação no Curso de Formação de Oficiais (1998-2000) da BM, antes do CBMRS se tornar uma instituição autônoma, e possui especialização para Bombeiro Oficial. Ao longo da trajetória, realizou cursos de destaque nas áreas de salvamento, busca e resgate, mergulho autônomo, gestão em segurança pública e defesa civil, além de formação como piloto de aeronave de segurança pública (avião e helicóptero).

    Entre as funções exercidas, comandou o Pelotão de Operações Especiais do 20º BPM, atuou como piloto no Batalhão de Aviação da BM (2006-2014), foi chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil do Estado, comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, do Batalhão Especial de Busca e Salvamento e do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar – Metropolitano. Em 2025, exercia o cargo de subcomandante-geral do CBMRS antes de ser anunciado como novo comandante-geral da corporação.

  • Coronel Alexandre Sorio Nunes – subcomandante-geral do CBMRS
    Formado no Curso de Formação de Oficiais (1998-2000), é bacharel em Direito e possui especialização para Bombeiro Oficial. Atuou na Força Nacional de Segurança Pública, foi comandante do 11º BBM, corregedor-geral do CBMRS, comandante do 2º BBM e do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar. Em 2025-2026, exercia a função de diretor do Departamento Administrativo do CBMRS antes de assumir o subcomando-geral da corporação.

  • Coronel Álvaro Martinelli - chefe do Estado Maior da BM
    Ingressou na BM no Curso de Formação de Oficiais (1994-1997) e é bacharel em Ciências Militares. Possui MBA em Gestão Pública (2014) e Curso Avançado de Administração Policial Militar, além de especialização em Políticas e Gestão em Segurança Pública (2024). Com forte atuação na área operacional, comandou o 1º BPChq (2021-2024) e, mais recentemente, o Comando de Policiamento de Choque (2025), antes de assumir a Chefia do Estado-Maior da BM.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul