Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite destaca ajuste fiscal e reconstrução do RS em conferência do Santander

Governador participou de painel ao lado dos chefes dos Executivos de MG, GO e PA em São Paulo nesta quarta-feira (20)

Publicação:

Cinco pessoas participam de um painel em um palco de evento corporativo. Eles estão sentados em cadeiras brancas com fundo escuro onde se lê “26ª Conferência Anual Santander” e vários logotipos do banco. À esquerda, uma mulher com terno cinza segura um tablet e media a conversa. Ao lado dela, quatro homens — todos de terno, exceto o último, que usa suéter e jeans — conversam ao microfone. O ambiente é sofisticado, com iluminação profissional, tapete vermelho e painéis que simulam prédios ao fundo, reforçando o clima urbano e empresarial.
No evento, Leite ressaltou o caminho percorrido pelo Estado nos últimos anos para recuperar o equilíbrio fiscal - Foto: Mauricio Tonetto
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou, nesta quarta-feira, (20/8), da 26ª Conferência Anual do Santander, em São Paulo, em um painel ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, do Pará, Helder Barbalho, e de Minas Gerais, Romeu Zema. O debate, conduzido pela economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi, abordou governança, liderança e desenvolvimento econômico no Brasil. 
  

Durante sua fala, Leite ressaltou o caminho percorrido pelo Estado ao longo dos últimos anos para recuperar o equilíbrio fiscal e reconquistar a capacidade de investimento. “O Rio Grande do Sul que assumimos tinha um problema fiscal gravíssimo, sem condições de pagar fornecedores e servidores em dia, o que comprometia serviços públicos essenciais. Fizemos reformas duras, como a administrativa e a previdenciária, além de privatizações e concessões, que devolveram ao Estado capacidade de gestão e planejamento”, afirmou. O governador destacou que os resultados também se refletiram na segurança pública, com forte queda nos índices de criminalidade, incluindo a redução de 82 para apenas duas ocorrências de ataques a bancos entre 2018 e 2023.
 
  
Reconstrução e resiliência: Plano Rio Grande em destaque 
  
Leite também abordou os desafios da reconstrução após as enchentes de 2024, que afetaram mais de 600 mil gaúchos. Ele apresentou o Plano Rio Grande como estratégia central para transformar a tragédia em oportunidade de modernização e assegurar a resiliência e adaptação necessária para proteção dos gaúchos no futuro. “A reconstrução não é apenas consertar o que foi destruído. Estamos preparando o Rio Grande do Sul para um futuro mais resiliente, com obras estruturantes, novas tecnologias de monitoramento climático, concessões de rodovias com aportes do Estado e investimentos em proteção contra cheias. É um novo plano de governo, que conecta sustentabilidade, desenvolvimento e justiça social”, disse. 

Homem de terno azul marinho fala ao microfone em um painel de evento corporativo do Santander. Ele está sentado, gesticulando com uma das mãos enquanto discursa. Usa camisa branca e exibe um pequeno broche colorido na lapela. Ao fundo, a palavra “Santander” e o logotipo do banco se repetem em um painel escuro.
Governador destacou a preparação do Rio Grande do Sul para um futuro mais resiliente - Foto: Mauricio Tonetto
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
  
O governador reforçou que os projetos vão além da infraestrutura física, alcançando também aspectos sociais e ambientais. Entre os exemplos, citou a concessão de estradas com aportes públicos para garantir obras mais robustas, a criação de loteamentos em áreas seguras para famílias que perderam suas casas e o apoio a municípios na revisão de planos diretores. “O que estamos construindo é um legado que só terá êxito com monitoramento, transparência e participação social. Tenho certeza de que o Rio Grande do Sul será um exemplo de resiliência para o Brasil”, completou. 
  
Sobre a Conferência Santander 
  
A 26ª Conferência Anual Santander reuniu, em São Paulo, grandes nomes para discutir o futuro do mercado financeiro, com foco em governança, economia, geopolítica, inteligência artificial e sustentabilidade. O evento contou com painéis e debates com líderes políticos, CEOs e especialistas, tendo como público exclusivo clientes do Santander convidados. 
  
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom 
Portal do Estado do Rio Grande do Sul