Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite destaca legado da GM no RS durante celebração do centenário da empresa no Brasil

Planta da montadora em Gravataí é a primeira fora de São Paulo e a maior da América do Sul

Publicação:

Eduardo Leite em evento da GM em São Paulo
Em 24 anos de operação no Estado, planta de Gravataí produziu mais de 4,7 milhões de veículos - Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou nesta terça-feira (23/1), em São Paulo, da celebração do centenário da General Motors no Brasil. O evento reuniu autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o governador Tarcísio de Freitas (SP), executivos e parceiros da empresa.

"A história centenária da GM no Brasil tem um capítulo especial no Rio Grande do Sul. A planta de Gravataí não é apenas a maior da América do Sul, mas também pioneira em práticas sustentáveis e eficiência produtiva", destacou Leite em seu discurso.

O complexo industrial de Gravataí, que já produziu mais de 4,7 milhões de veículos desde sua inauguração em julho de 2000, foi a primeira unidade da GM fora de São Paulo. Em seus 24 anos de operação no Rio Grande do Sul, a fábrica revolucionou a indústria automotiva ao inaugurar globalmente o conceito de condomínio industrial, reunindo fornecedores no mesmo complexo para otimizar a produção.

Eduardo Leite em evento da GM em São Paulo
"A GM é um exemplo de como podemos unir crescimento econômico com sustentabilidade", afirmou Leite - Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

"São 24 anos gerando empregos, desenvolvimento e inovação. A GM é um exemplo de como podemos unir crescimento econômico com sustentabilidade", ressaltou o governador, lembrando que a unidade gaúcha foi pioneira ao obter a certificação Zero Aterro e é referência em indústria 4.0.

Durante o evento, foi destacado o recente anúncio de investimentos de R$ 1,2 bilhão no complexo gaúcho, parte de um pacote de R$ 7 bilhões para o Brasil até 2028. Os recursos serão destinados à modernização da planta e ao desenvolvimento de um novo produto da linha Chevrolet, com lançamento previsto para 2026.

Em suas falas, os executivos da GM reforçaram o compromisso da montadora com o futuro da indústria automotiva no Brasil. Além dos investimentos em modernização, a GM tem avançado em sua meta de neutralidade em carbono até 2040, com o objetivo de aliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul