Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite inaugura pavimentação da estrada Vicente Prieto, em Picada Café

Publicação:

asfalto estrada vicente prieto
A estrada que teve a pavimentação inaugurada neste sábado (18) faz a ligação de Picada Café com Nova Petrópolis - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Neste sábado (18/3), o município de Picada Café, na Serra, recebeu um presente para celebrar os 31 anos de emancipação, que serão completados na segunda-feira (20/3). O governador Eduardo Leite esteve na cidade durante a tarde para inaugurar a pavimentação de 2,1 quilômetros da estrada Vicente Prieto, que faz a ligação com o município de Nova Petrópolis. A obra recebeu R$ 1,7 milhão em recursos do Estado por meio dos programas Pavimenta e Avançar no Turismo, mais uma contrapartida de R$ 815 mil do município. 

picada cafe?
Famílias que moram à margem da estrada comemoram que o asfalto acabou com a poeira que invadia as casas - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador destacou o impacto da obra para os moradores e também para a economia da região, que tem vocação turística por estar localizada no início da chamada Rota Romântica da Serra Gaúcha. “Estamos entregando este trecho pavimentado em Picada Café, e pelo lado de Nova Petrópolis a obra também está acontecendo. O asfalto possibilita mais conforto, mobilidade e qualidade de vida para quem vive próximo ao trecho, mas também significa desenvolvimento para o município, permitindo que outros empreendimentos, especialmente ligados ao turismo, possam se estabelecer e movimentar a economia local”, disse Leite.

Ao inaugurar a obra, o governador conversou com moradores e recebeu o carinho da comunidade. A auxiliar de escritório Juliana Mohr, que vive com o marido e o filho em uma casa na estrada Vicente Prieto, falou sobre a mudança que a pavimentação trouxe para a rotina da família. “Faz muita diferença, agora a gente consegue ter vida de novo. Antes ficávamos trancados dentro de casa pois não dava para deixar nada aberto por causa da poeira. A gente consegue respirar, limpar a casa e manter tudo ajeitado. Antes não adiantava fazer a limpeza porque bastava passar um caminhão e sujava tudo. Para a mobilidade também é muito melhor”, comentou Juliana. 

Logo após a inauguração, o governador, acompanhado do prefeito de Picada Café, Luciano Klein, visitou a 31ª Kaffeeschneis’Fest, realizada no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. O evento celebra o aniversário do município e resgata suas origens alemãs, reunindo expositores da agricultura familiar, do comércio e de serviços da região. Leite conheceu o parque, andou pelos estandes e conversou com expositores, moradores e turistas que aproveitaram o dia de sol e calor para prestigiar o evento.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom






Portal do Estado do Rio Grande do Sul