Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite inicia imersão técnica sobre gestão de pessoas e educação em Singapura

Publicação:

Singapura 1
Governador se reúne com integrantes do governo nacional, especialistas, acadêmicos e autoridades de Singapura - Foto: Arquivo pessoal

Ao lado de outros dois governadores, dois vice-governadores e gestores da União, o governador Eduardo Leite concluiu, nesta quarta-feira (11/9), o primeiro de uma série de três dias consecutivos de imersão técnica sobre gestão de pessoas no setor público realizada em Singapura. O país é considerado um dos mais inovadores no que diz respeito a recrutamento, capacitação, desenvolvimento e avaliação de servidores.

“Estamos em um processo de intercâmbio e de entender a realidade desse pequeno país, de pouco mais de 5 milhões de habitantes, e com peculiaridades do ponto de vista cultural e histórico, mas que desenvolveu uma economia com um dos maiores PIBs per capita do mundo”, disse o governador gaúcho.

“As conversas têm sido muito inspiradoras e estamos podendo observar as formas de seleção e recrutamento de pessoas no serviço público, como também o processo de avaliação de desempenho, questões de remuneração, qualificação e capacitação de recursos humanos para retenção de talentos”, acrescentou.

O roteiro, que se iniciou com um jantar de boas-vindas e troca de experiências de gestão já implementadas no Brasil, na noite de terça-feira (10/9), é promovido pela Fundação Lemann, juntamente com Instituto Humanize e ONG República.org.

No início da incursão pelo sistema local, na manhã desta quarta (noite da terça pelo horário brasileiro), Leite conheceu e teve capacitação na Lee Kuan Yew School of Public Policy – escola de pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Nacional de Singapura que leva o nome do ex-primeiro-ministro e grande responsável pela transformação do país. Lee foi o líder nacional no processo de separação da Malásia, levando Singapura de um entreposto colonial subdesenvolvido para ser um dos Tigres Asiáticos, com uma economia típica de primeiro mundo.

Oportunidades de
investimentos no RS

Na tarde da quarta-feira em Singapura – levando em conta o fuso de 11 horas à frente do horário de Brasília –, o governador do Rio Grande do Sul visitou a Academy of Singapore Teachers (AST), instituição dedicada à formação de professores, e teve um encontro com os ministros da Educação e de Comércio e Indústria de Singapura, a quem mostrou as oportunidades de investimento no Estado.

Durante a imersão, Leite está tendo contato com outros integrantes do governo nacional, especialistas, acadêmicos e autoridades envolvidas no processo inovador de gestão de Singapura. Serão abordados, ainda, os modelos adotados no Reino Unido, no Chile e nos Estados Unidos. A ideia é aprofundar conhecimentos sobre o tema e entender de que forma o RS e demais Estados podem aplicar na prática considerando as diferentes realidades e desafios do Brasil.

A viagem faz parte do projeto encampado por entidades do terceiro setor para realizar melhorias na gestão pública e que está sendo implantado em oito Estados – Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.

Cada governo optou por um caminho diferente. Em solo gaúcho, foi criado o Qualifica RS, programa inovador de seleção de profissionais por meio de metodologia baseada em competências e que já foi responsável pela escolha das 30 vagas de coordenador regional de Educação.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul