Leite inicia missão governamental na Argentina com palestra para empresários
Publicação:
Com uma agenda dedicada ao fortalecimento dos laços comerciais e institucionais com a Argentina, o governador Eduardo Leite iniciou, nesta quinta-feira (27), a missão governamental em Buenos Aires. O governador palestrou para empresários na embaixada do Brasil na capital argentina. Durante cerca de uma hora, no Seminário Rio Grande del Sur: El futuro nos une, Leite apresentou as potencialidades do Estado gaúcho a possíveis investidores e parceiros comerciais. O governador expôs o sucesso da agenda de reformas da sua gestão, que permitiu a retomada de investimentos públicos e a melhoria do ambiente de negócios, entre outras iniciativas.
“Temos uma posição privilegiada no Mercosul e, atualmente, somos o principal parceiro comercial da Argentina no Brasil. O Rio Grande do Sul promove uma série de eventos e feiras internacionais, por exemplo, que são oportunidades importantes para fazermos negócios em diversos setores”, afirmou Leite. “A nossa presença aqui é para mostrar de forma enfática a disposição do governo de fortalecer cada vez mais as relações com a Argentina.”
O governador também destacou os projetos de infraestrutura de interesse do Estado e da Argentina. Ele ressaltou a importância de estender o gasoduto de Vaca Muerta até Uruguaiana para abastecer os mercados gaúcho e brasileiro de gás natural. Além disso, reforçou o apoio do governo a obras federais na região da fronteira, como as pontes entre Porto Xavier e San Xavier, entre Uruguaiana e Paso de Los Libres e entre São Borja e Santo Tomé.
“A fronteira não é uma separação. Pelo contrário, é algo que nos une na mesma terra. As vidas das pessoas não respeitam fronteiras e, por isso, temos que fortalecer as parcerias para benefício de todos”, disse o governador.
Durante o evento, que teve a presença do embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, Leite também respondeu questionamentos de empresários sobre políticas de importação e exportação.
Ao longo do dia, o governador terá outros compromissos institucionais, incluindo audiências com o ministro da Economia, Sergio Massa, e o chanceler da Argentina, Santiago Cafiero.
Também integram a comitiva do governo os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e dos secretários-adjuntos de Comunicação, Alexandre Elmi, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom