Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa de debate virtual da Sergs sobre reforma administrativa

Publicação:

Governador participa da palestra do Sergs Debates
No evento virtual, Leite detalhou o processo de elaboração e de aprovação da Reforma RS - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quinta-feira (1/10), de debate virtual organizado pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). Com o tema "Reforma administrativa e reorganização do Estado para erradicar a miséria", o evento também contou com a participação do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung e do secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Wagner Lenhart. O debate foi moderado pelo presidente da Sergs, Luís Roberto Ponte.

Primeiro a se manifestar, Leite detalhou o processo de elaboração e de aprovação da Reforma RS, conjunto de propostas para contenção do crescimento das despesas de pessoal, reforma do sistema previdenciário estadual e modernização da legislação de recursos humanos do Estado. Recentemente, a Reforma RS venceu o Prêmio Excelência em Competitividade 2020.

“Por que é tão importante reformar? Seguindo os eixos que nortearam nossas ações até aqui, precisávamos reduzir o crescimento vegetativo da folha de pagamento, que gerava um crescimento das despesas de pessoal acima da receita corrente líquida. Se o governo nada fizesse, todo ano haveria aumento no custo da folha de pagamento por aumentos automáticos conferidos nas legislações antigas. Não é admissível que a máquina pública continuasse tendo aumentos e reajustes desconectados com a situação econômica da sociedade”, detalhou o governador.

A ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão e hoje coordenadora do Comitê de Dados que coordena o modelo de Distanciamento Controlado, Leany Lemos, os secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Ana Amélia Lemos (Relações Internacionais e Federativas) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, também participaram do evento.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul