Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa de reunião com instituições no Rio de Janeiro para atualizar projeto do Museu da Educação do Amanhã

Espaço integrado ao Instituto de Educação será concluído até o final de 2026

Publicação:

Reunião sobre o Museu da Educação do Amanhã
Encontro foi realizado no Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão, no Rio de Janeiro - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite e a secretária da Educação, Raquel Teixeira, participaram, nesta segunda-feira (14/4), na cidade do Rio de Janeiro, de uma reunião com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), e com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), sobre o projeto do Museu da Educação do Amanhã. O museu será um espaço integrado ao Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, reinaugurado em 2024 depois de uma reforma completa e investimento de R$ 23,4 milhões do governo do Estado.

A reunião foi realizada no Museu do Amanhã, gerido pelo IDG, mesmo instituto responsável pela elaboração do projeto do museu que será instalado na escola gaúcha, em colaboração com o governo do Estado e a OEI. Durante o encontro, foram atualizadas as etapas desenvolvidas até agora e projetadas ações para a entrega do museu até o final de 2026.

O governador disse que a restauração do Instituto de Educação devolveu para a comunidade escolar um espaço histórico com um ambiente seguro, acessível e repleto de recursos para alunos e professores. O governador também enfatizou que a integração com o museu vai fazer do local uma fonte de inspiração para o futuro da educação.

Reunião sobre o Museu da Educação do Amanhã
"Será um espaço vibrante e um centro de referência", destacou Leite durante a reunião - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

“Estamos alinhando as iniciativas para buscar agilizar o processo e garantir a entrega desse espaço icônico que será como um farol para a educação gaúcha. O museu vai promover colaboração e inovação, agregando tecnologias e preparando e inspirando nossos jovens para um mundo em constante transformação. Será um espaço vibrante e um centro de referência, onde a história do IE e do ensino no Rio Grande do Sul se encontrarão com as mais modernas tecnologias”.

O Museu será composto por: recepção e acolhimento ao visitante, exposição temporária e educativa, sala de aula, sala dos mestres, sala alquimia, sala da árvore às redes de conhecimento, vetores de transformação e sustentabilidade, habilidades do futuro, passaporte para o futuro, salas técnicas e operacionais.

Texto: Thamiris Mondin/ Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul