Leite prestigia celebração dos 100 anos do jornal O Globo no Rio de Janeiro
Governador parabenizou centenário do veículo e compromisso com o jornalismo profissional de qualidade
Publicação:

O governador Eduardo Leite participou, neste sábado (19/7), das comemorações pelos 100 anos do jornal O Globo, em evento realizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Leite foi um dos convidados de honra da apresentação especial do Projeto Aquarius, iniciativa que homenageou o centenário do jornal com um espetáculo musical de grande porte.

Criado há mais de 40 anos, o Projeto Aquarius é uma das mais tradicionais ações de democratização cultural do país, promovendo concertos ao ar livre e apresentações de música clássica e popular em espaços públicos. Na edição comemorativa pelos 100 anos de O Globo, o projeto reuniu a Orquestra Sinfônica Brasileira, que também celebra seus 85 anos, e artistas consagrados da música nacional, em uma viagem sonora pelas décadas que marcaram a história do Brasil e do jornal.
“O centenário de O Globo é, antes de tudo, uma celebração da história do Brasil contada com rigor, profundidade e compromisso com a verdade. Em tempo em que a desinformação se alastra com rapidez, O Globo segue como referência de jornalismo isento, de qualidade e em constante evolução. É uma honra poder homenagear esse legado e reconhecer o papel essencial da imprensa livre na construção de uma sociedade democrática”, afirmou Leite.
Fundado em 29 de julho de 1925 por Irineu Marinho, O Globo se consolidou ao longo do século como um dos principais jornais do Brasil, acompanhando os acontecimentos mais relevantes do país e do mundo. Com sede no Rio de Janeiro, o jornal integra o Grupo Globo e tem papel de destaque na formação da opinião pública e na defesa da democracia e da liberdade de imprensa.
A edição especial do Projeto Aquarius integra uma ampla programação de atividades culturais, institucionais e editoriais organizadas pelo Grupo Globo para celebrar o centenário do jornal. As comemorações reforçam o legado de O Globo como um dos pilares do jornalismo profissional brasileiro.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom