Leite sanciona quatro leis propostas por deputados estaduais

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05/08/2019 - PL 49/2019 que institui o Dia do Esporte Canicross no Rio Grande Do Sul. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
O PL 49/2019, da deputada Franciane Bayer, institui o Dia do Esporte Canicross no Estado, a ser lembrado em 3 de abril - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite aproveitou parte da tarde desta segunda-feira (5/8) para sancionar quatro leis de autoria de deputados estaduais. As sanções foram no gabinete do governador, no Palácio Piratini. Participaram os parlamentares e também envolvidos nos temas apresentados nos projetos: o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

O primeiro projeto foi o PL 49/2019, da deputada Franciane Bayer. A lei institui o Dia do Esporte Canicross no Estado, a ser lembrado anualmente no dia 3 de abril. O objetivo da norma é incentivar o esporte, que consiste na prática de corridas e de caminhadas em trilhas, onde o homem pode praticar atividades ao ar livre ao lado dos cães de estimação. O canicross, na visão da deputada, estimula a convivência familiar e melhora a relação entre o homem e o animal.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05/08/2019 - PL 4/2019 que institui o Dia do(a) Declamador(a) Gaucho(a) no Rio Grande Do Sul. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Sancionado, o PL 4/2019, do deputado Franciscon, estabelece o Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a), celebrado em 15 de dezembro - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Em seguida, o governador sancionou o PL 4/2019, de autoria do deputado estadual Dirceu Franciscon, que institui o Dia do(a) Declamador(a) Gaúcho(a). A data será celebrada no dia 15 de dezembro, uma referência ao nascimento de Darcy Fagundes da Silva, profissional da comunicação que consagrou a declamação e a temática do regionalismo gaúcho na história do rádio e da televisão. O deputado considera que a arte da declamação sempre foi uma atividade marcante na cultura do Rio Grande do Sul. A declamadora Liliana Cardoso, inclusive, fez uma demonstração emocionada do ofício.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05/08/2019 - PL 81/2017 que inclui no calendário oficial de eventos do Rio Grande Do Sul a Festa da Colheita da Erva-Mate. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
A inclusão da Festa da Colheita da Erva-Mate no Calendário Oficial teve projeto encaminhado pelo deputado Elton Weber - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A terceira sanção transformou em lei o PL 81/2017, que inclui a Festa da Colheita da Erva-Mate no Calendário Oficial de Estado. O projeto foi elaborado pelo deputado Elton Weber e também assinado pelos parlamentares Vilmar Zanchin, pelo deputado federal Ronaldo Santini e pelos ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei. A festa deve ocorrer de forma itinerante nos polos regionais Planalto e Missões, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho, Alto Taquari e Vale do Taquari. “Leis como essas são importantes do ponto de vista econômico, uma vez que tornam os locais reconhecidos pela vocação que têm, e também do ponto de vista cultural, ao exaltar uma tradição do povo gaúcho”, explicou Leite.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05/08/2019 - PL 63/2019 que instituia política estadual sobre pessoas desaparecidas no Rio Grande Do Sul. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Leite também sancionou o PL 63/2019, do deputado Vilmar Lourenço, que cria a política estadual sobre pessoas desaparecidas - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Por último, Leite sancionou o PL 63/2019, do deputado Vilmar Lourenço, que institui a política estadual sobre pessoas desaparecidas. A lei prevê que ninguém seja sepultado como indigente sem que um familiar seja informado. O projeto pretende garantir dignidade, evitando que pessoas tidas como desaparecidas sejam enterradas e descobertas muitos anos mais tarde por algum familiar. De acordo com a lei, os dados do desaparecido devem ser incluídos no Cadastro Único de Pessoas Desaparecidas, garantindo o cruzamento de dado antes de enterros de indigentes.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom