Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lírica Musicalis comemora os 200 anos de nascimento de Frederic Chopin na CCMQ

Publicação:

A Virada Cultural, que comemora os 20 anos da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), terá na sua programação o espetáculo artístico Lírica Musicalis, neste sábado (25), às 16h, no Acervo Mario Quintana (mezanino), com entrada franca.

Lírica Musicalis é um espetáculo idealizado pelo poeta Paulo Bacedônio e pelo músico Carlos Bica. Ele integra as comemorações dos 200 anos de nascimento do grande compositor universal Frédéric Chopin (1810-1849), apresentando um evento único com duas linguagens até então distintas, mas que se completam, como a poesia e a música.

Paulo Bacedônio, com sua leitura, apresenta-nos o lirismo dos poemas, pois os poetas escolhidos inspiraram-se na obra e na vida do grande músico erudito polonês, homenageando-o através de seus versos. Carlos Bica, com sua interpretação ao violão clássico, leva-nos a ouvir as obras sonoras criadas por este compositor e transcritas para este instrumento pelo grande violonista espanhol Francisco Tárrega.

O evento iniciará com uma primeira série de poemas lidos por Paulo Bacedônio e, logo após, Carlos Bica interpretará uma peça transcrita para o violão clássico. A continuidade da apresentação se dará com leituras intercaladas por composições musicais, que retratam a alma da música romântica chopiniana.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul