Livro de alunos-autores da rede estadual de ensino será lançado na quinta-feira
Publicação:
A 21ª edição do projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias será lançado na quinta-feira (14), às 10h30, na Praça de Eventos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O livro reúne trabalhos de 94 alunos da rede estadual, da educação infantil ao Ensino Médio. A sessão de autógrafos acontecerá, às 14h, no Teatro do Sesc - Pitoco, ao lado do estande da Seduc, na Área Infantil da Feira do Livro, na Praça da Alfandega. O projeto busca valorizar a produção individual dos alunos a partir do hábito da leitura e da escrita desenvolvidos na escola.
O livro apresenta o resultado do trabalho realizado em sala de aula, em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial e em escolas mantidas pela Seduc em espaços da Fundação de Apoio Sócioeducativo (Fase). Os estudantes têm entre cinco e 18 anos. A expectativa é reunir todos os estudantes, professores e familiares dos alunos em Porto Alegre, para o lançamento do livro.
O interesse pelo projeto é crescente na rede estadual. Neste ano, foram inscritos 4.416 produções, entre desenhos e textos (poemas, crônicas e prosa), a partir de quatro temas propostos pela Seduc: o lugar onde estudo; pensando a realidade; a escola que desejo; e estudar pra quê? O livro traz publicados 94 trabalhos, que representam escolas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), ou seja, de todo o Estado.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destaca, no prefácio da obra, que os textos e desenhos refletem o processo de criação das crianças e jovens, respeitando o desenvolvimento de cada aluno: frases curtas, poemas, parágrafos, textos em prosa e em forma de crônica, desenhos se intercalem, trazendo aos leitores gaúchos o trabalho de sala de aula que foi multiplicado por dezenas de turmas e que transcende ao ambiente das escolas. O secretário enfatiza que o livro sai da escola, chega às casas dos estudantes, emociona técnicos da secretaria e das coordenadorias, que leem todos os trabalhos, mobiliza familiares e culmina com a vinda para Porto Alegre, onde todos os alunos se encontram e autografam a obra. Este livro, a cada edição, traz elementos de ludicidade à Secretaria de Educação e à Feira do Livro, resume Azevedo.
Texto: Patrícia Coelho e Luis Carlos de Almeida
Edição: Redação Secom (51)3210-4305