Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lomba do Pinheiro recebe atividades do RS na PAZ Comunidade

Publicação:

05.12.12: Conjunto de ações de caráter social e cultural no Território de Paz da Lomba do Pinheiro.
Território da Paz - Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

A Lomba do Pinheiro recebeu, nesta quarta-feira (05), o RS na PAZ Comunidade. O evento tem como objetivo levar serviços do Estado e atividades educativas às comunidades onde estão instalados os Território de Paz. Os moradores do bairro da zona leste da Capital tiveram acesso a serviços como confecção de documentos, oficinas de arte e prevenção às drogas.

Com o objetivo de qualificar as ações de esporte e lazer já desenvolvidas na comunidade, a Secretaria do Esporte e do Lazer entregou três kits esportivos, com bolas de futebol, vôlei, basquete e jalecos, para entidades do bairro. Os equipamentos reforçam e ampliam as práticas, atraindo o público envolvido na participação dos projetos sociais.

O coordenador do programa RS na PAZ, delegado Carlos Roberto SantAna, destacou a importância da realização do evento nas comunidades. O RS na PAZ Comunidade faz parte de um programa que já reduziu os índices de violência. Queremos tornar a Lomba do Pinheiro uma comunidade de paz, melhorando a vida dos moradores.

Para a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19ª Batalhão da Brigada Militar, da Lomba do Pinheiro, a participação dos moradores é fundamental para que as ações do Estado tenham força e consigam proporcionar uma comunidade de paz.

Durante o evento, diversos serviços foram oferecidos à comunidade, por meio dos órgãos vinculados da Secretaria da Segurança Pública - Polícia Civil, Brigada Militar, IGP e Susepe -, que orientaram os moradores sobre violência doméstica, prevenção ao uso de drogas, registro de ocorrências policiais. Também foram feitas apresentações com os cães e cavalos utilizados pela BM, confeccionadas carteiras de identidade para jovens de 16 a 25 anos e expostos produtos feitos por apenados.

As secretarias da Saúde e de Políticas para as Mulheres realizaram oficinas sobre sexualidade, nutrição, saúde bucal e musicoterapia. Também participaram as secretarias da Educação e da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, com palestras e orientações de serviços. A CEEE esclareceu dúvidas sobre consumo de energia, e a secretaria Municipal da Cultura ofereceu a estrutura do palco móvel para as apresentações musicais infantis.

Texto: Andreza Fiuza
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul