Mais 25 policiais militares concluem especialização em operações de choque

Formatura da BM especialização em operações de choque
Ao todo, a corporação já formou mais de cem oficiais em operações de choque - Foto: Rafael Silveira/ BM

A Brigada Militar (BM) formou, na noite dessa terça-feira (13), 25 novos policiais militares especializados em controle de distúrbio, na  sede do 1ª Batalhão de Operações Especiais (BOE), na zona leste de Porto Alegre. A solenidade, que encerrou o 4º Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC), foi presidida pelo comandante-geral da corporação, coronel Andreis Silvio Dal'Lago e contou com a presença do chefe de Polícia da Província de Misiones, na Argentina, comissário-geral Manuel Mártires Céspedes.

O curso iniciou em abril último com a participação de 25 multiplicadores, dos quais 19 de vários municípios do estado. Pela primeira vez, outro país da América Latina participa da iniciativa, com representantes argentinos, além de outros quatro estados brasileiros (Tocantins, Mato Grosso, Amapá e Paraíba). De acordo com o comandante do 1º BOE, major Claudio Feoli, a presença dos dois policiais da Província de Misiones trouxe um reconhecimento de qualidade do curso, que ultrapassa as fronteiras do Brasil. “As três primeiras edições contaram com a presença de policiais militares de diversos estados brasileiros, enquanto esta quarta edição eleva o conhecimento às fronteiras do Mercosul, reconhecendo a qualidade e excelência alcançada”.

Ao todo, a corporação já formou mais de cem oficiais em operações de choque. Durante 45 dias, em regime de dedicação exclusiva e carga horária de 500 horas-aula, os alunos foram constantemente avaliados quanto à correta execução nas atividades típicas de controle de distúrbio, como direitos humanos, tecnologia de menor potencial ofensivo, ações integradas de tropas a pé e montada, entre outras.

Entre os participantes, apenas uma mulher, a capitão Monica Zuany. Com 33 anos, atuando na 3ª Batalhão de Polícia Militar onde comanda a 2ª Companhia e responde pela 3ª Companhia, no Vale do Rio dos Sinos, a capitão Zuany é amazonense, mora no Rio Grande do Sul desde 2003 e ingressou na BM em 2014. Ela afirma que, apesar das dificuldades do curso, ela espera voltar para a sua unidade e atuar no Pelotão de Operações Especiais (POE) da região aplicando todos os conhecimentos e a experiência adquirida durante o curso.

O coronel Andreis Silvio Dal'Lago saudou os formandos do curso que, segundo ele, é estratégico para a corporação e para o país, que vive um momento turbulento. “Nossos formandos, tropa de diferenciada oriunda de 11 comandos regionais, vão retornar para seus locais de origem e multiplicar o que aprenderam com motivação e empenho. Os policiais militares são um reservatório de honra e dedicação à sociedade. Somos guardiões do estado de direito em uma democracia, agindo dentro da lei, em especial nas comunidades sob o jugo da violência. Lá estão o policiais como única presença do Estado, salvando e protegendo sempre a defesa do cidadão de bem”.

O coronel Andreis também destacou a presença do chefe de Polícia de Misiones e agradeceu pela parceria em diversas ações, especialmente na fronteira entre os dois países. Participaram da formatura o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Julio Cesar da Rocha Lopes; o comandante do Comando Rodoviário da BM, coronel Nelson Alexandre Menuzzi; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jefferson Jacques; o comandante do CRPO/VRS, coronel Álvaro de Medeiros; o diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Ronaldo Buss; o ex-comandante da BM, coronel Silanus; entre outras autoridades civis e militares, convidados, integrantes da Força Nacional, Policia Federal e policiais militares de outros estados.

Texto: Clelia Admar/ Ascom BM
Edição: Léa Aragón/ Secom