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Mais de 119 mil consumidores se cadastram em bloqueio de telemarketing

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Serviço do Procon RS impede que as operadoras façam ligações indesejadas
Serviço do Procon RS impede que as operadoras façam ligações indesejadas - Foto: Divulgação

O Procon do Rio Grande do Sul registrou 119.420 consumidores cadastrados no bloqueio de telemarketing entre os anos de 2009 e 2018. Criado há nove anos, o serviço se ampara no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para impedir que as operadoras, em todo o Brasil, façam ligações indesejadas ou sejam insistentes em horários impróprios.

Em quase dez anos, foram cadastrados 199.420 consumidores, 2.666 fornecedores e 194.602 telefones. Neste período, o órgão registrou sete mil denúncias e 770 processos. Após o prazo de 30 dias, caso as ligações persistam, o consumidor pode fazer a denúncia no próprio sistema. 

Em alguns casos, o processo gera penalizações às empresas. Desde 2013, quando passaram a ser coletivos, os processos geraram R$ 16 milhões em multas.

2009-2018

Consumidores cadastrados - 119.420

Fornecedores cadastrados - 2.666

Telefones cadastrados - 194.602

Telefones bloqueados - 186.552

2017

Consumidores cadastrados - 16.826

Fornecedores cadastrados - 217

Telefones cadastrados - 30.421

Telefones bloqueados - 30.159

Como proceder?

O consumidor deve ter o celular com os DDDs do Rio Grande do Sul (51 53 54 55), entrar no site do Procon e seguir os seguintes passos:

1ª Etapa

- O consumidor clica em Cadastro de Bloqueio ao lado

- Preenche o Cadastro e clica em ENVIAR

- Se tudo estiver correto, o consumidor receberá em seu email a senha para acesso ao sistema

2ª Etapa

- O consumidor clica em LOGIN e acessa o sistema de bloqueio com o login e senha fornecidos

- Cadastrar até três telefones

- Após trinta dias do cadastro, o mesmo ficará impedido de receber telemarketing

Texto: Ascom Procon
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

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