Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de 60 mil pessoas opinam sobre a qualidade dos serviços públicos

Publicação:

Durante o mês de agosto, a Secretaria de Planejamento e Gestão realizará a pesquisa de opinião 2009 sobre a qualidade dos serviços públicos e a votação de metas para os próximos quatro anos dos indicadores nas áreas de educação, saúde e segurança pública. Serão consultadas mais de 61 mil pessoas em todo o território gaúcho.

Os formulários da pesquisa já foram enviados para cerca de 20 mil cidadãos gaúchos, sendo 16 mil questionários encaminhados via Correios e outros 4 mil pela internet para as pessoas inscritas no Cadastro de Usuários Voluntários dos Serviços Públicos (CUV), que permite a comunicação entre o Estado e os cidadãos.

Nesta terça-feira (18), a pesquisa de opinião também começa a ser enviada, por e-mail, para 41 mil dos 136 mil eleitores que participaram da Consulta Popular e se dispuseram a responder voluntariamente a pesquisa de qualidade dos serviços públicos mediante convite. O percentual de mais de 30% de aceitação espontânea desses eleitores foi considerado positivo pelo Secretário do Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira. Ampliamos o universo de pesquisados e estendemos a participação a todos os municípios do Estado, sendo possível conhecer as opiniões sobre a prestação dos serviços públicos nos locais mais distantes do Estado, destacou.

Esta pesquisa é realizada anualmente pela secretaria e cumpre a lei 11.075/98, da Qualidade dos Serviços Públicos, que estabelece os padrões mínimos para estes serviços. A lei também criou o CUV, um instrumento para o acompanhamento sistemático da opinião dos usuários, constituindo um processo de constante avaliação de prestação dos serviços públicos pelo Estado. A partir do mapeamento das expectativas da população e do seu grau de satisfação, o governo pode avaliar, ajustar e melhorar seu planejamento e ações.

A formação do novo cadastro, mais amplo com a inserção dos eleitores da Consulta Popular, foi possível a partir do apoio da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais e da Procergs, que disponibilizaram no site da Consulta Popular a possibilidade do eleitor participar de pesquisas promovidas pelo governo do Estado.

Os formulários que retornarem em 30 dias serão tabulados e avaliados e seus resultados serão enviados às secretarias de Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social e Meio Ambiente, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul