Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais de mil mulheres já se formaram pelo Projeto Emancipa Família Gaúcha

Qualificação abre caminhos para reconstrução de vida e conquista da independência financeira

Publicação:

Foto em plano americano de duas mulheres cozinhando em um panela no fogão. Elas estão numa cozinha e usam a camiseta do projeto.
Um dos cursos oferecidos é de Gastronomia - Foto: Brayan Martins/Ascom Sedes

Em celebração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, nesta quarta-feira (19/11), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) destaca o Projeto Emancipa Família Gaúcha, que já formou mais de mil mulheres em cursos profissionalizantes. A iniciativa, criada em 2024, qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

Das 2.200 vagas ofertadas, 2.004 foram ocupadas por mulheres, o que mostra a busca do público feminino por capacitação e novas oportunidades de renda.

Desde o início das formações – executadas pela Central Única das Favelas (Cufa-RS) – em agosto de 2025, 1.016 mulheres já concluíram cursos profissionalizantes em Manicure, Gastronomia, Eletricista, Auxiliar Administrativo, Informática, Barbearia e Manutenção e Obras. Elas representam 91,28% de todos os formandos, consolidando o protagonismo feminino dentro do projeto.

“Ao reunir histórias de superação e dados concretos, o Emancipa Família Gaúcha reforça, neste Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, o papel transformador que a qualificação profissional tem na vida das mulheres, especialmente em um momento de reconstrução e retomada econômica”, destaca o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Além disso, 74,9% das mulheres participantes não haviam realizado nenhum curso nos últimos cinco anos; 99,6% acreditam que o programa pode melhorar a sua vida e a da família; e 99,9% avaliam que o kit entregue no final do curso faz muita diferença para a prática profissional.

Para apoiar mães que desejam se qualificar, o projeto também oferece espaço kids com monitores, utilizado por 60,9% das participantes. O recurso é fundamental para garantir que mais mulheres possam estudar e empreender.

Bruna Barbosa Silveira, estudante de Informática, destaca o quanto a formação ampliou suas possibilidades. “Cada detalhe do conteúdo foi muito importante. Estou usando tudo o que aprendi e já consigo ajudar outras pessoas a fazer seus próprios currículos”, afirma.

Emancipa Família Gaúcha

O projeto é uma iniciativa voltada para capacitação profissional de 2.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em 27 municípios das regiões Metropolitana, Central, Sul, Serra e Vale do Taquari e que tenham sido afetadas pelas enchentes de abril e maio de 2024.  

Ao fim da capacitação, cada aluno recebe um kit de ferramentas ou materiais no valor de R$ 1.500 para auxiliar no exercício das atividades relacionadas ao curso concluído.

Para a execução, a Cufa-RS recebeu repasse de R$ 6,57 milhões, via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp - Desenvolvimento Social).

O Emancipa Família Gaúcha faz parte do Plano Rio Grande. Liderado pelo governador Eduardo Leite, trata-se do programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul