Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Margs oferece oficinas gratuitas ao público infanto-juvenil

Publicação:

Mês das crianças Margs
Oficinas terão acompanhamento de mediadores do Núcleo Educativo, com formação em Artes Visuais e História da Arte - Foto: Divulgação / Margs

No mês das crianças, o Margs promove quatro oficinas gratuitas voltadas ao público infanto-juvenil, de 7 a 13 anos de idade. As atividades, organizadas pelo Núcleo Educativo do Margs, serão realizadas nos dias 19 e 26 de outubro, no miniauditório e no Torreão 3 do museu.

Estão sendo oferecidas oficinas de dobradura, escrita criativa, marcas gráficas e experimentação de pintura e desenho, para grupos pequenos de crianças, com acompanhamento de mediadores do Núcleo Educativo, com formação em Artes Visuais e História da Arte.

O objetivo das oficinas é desenvolver, a partir do repertório de exposições em cartaz no Margs, habilidades relacionadas à arte, imagem, comunicação, escrita e criação. As inscrições devem ser feitas de maneira presencial no Núcleo Educativo do Margs (Praça da Alfândega, s/nº, de terça a sexta, das 10h às 19h, na capital).

Confira a programação:

Oficina de escrita criativa para crianças, com Cristina Barros
Quando: 19/10, 10h
Onde: Miniauditório do Margs 
Idade: indicada para crianças de 9 a 13 anos

Como podemos comunicar o que pensamos ou sentimos diante de uma obra de arte?
A oficina de escrita criativa com crianças pretende desenvolver, a partir de uma visita à exposição “Acervo em movimento”, exercícios de escrita e comunicação com base nas inúmeras narrativas instigadas pelas obras do acervo do Margs. 

Oficina de dobraduras: pensando o 2D e o 3D, com Karina Nery
Quando: 19/10, 14h
Onde: Miniauditório do Margs
Idade: indicada para crianças de 7 a 13 anos

A oficina de dobraduras, que estabelece uma conversa com a exposição Stockinger 100 anos, pretende trabalhar com as crianças o raciocínio da escultura, desde seu projeto – desenho, até se tornar um objeto, seja ele feito de madeira, metal, pedra ou, até mesmo, papel. Serão feitos desenhos e dobraduras de aviões e cactus, elementos que também habitavam o imaginário do escultor Xico.

Oficina de marcas gráficas para crianças, com Mariah Pinheiro
Quando: 26/10, 14h
Onde: Torreão 3 do Margs 
Idade: indicada para crianças de 7 a 13 anos

Inspirada nas gravuras de pequenas dimensões da exposição Otacílio Camilo – Estética da rebeldia, a oficina irá propor que as crianças possam realizar investigações sobre os processos de impressão.
Abordando a ideia de repetição de uma mesma imagem por meio de carimbos de suas impressões digitais e da confecção de carimbos artesanais de EVA, serão criadas estampas individuais e coletivas.
Ao final da oficina, cada criança terá carimbos e gravuras resultantes de suas pesquisas para levar consigo e recriar novas composições.

Oficina de experimentação em pintura e desenho, com Pâmela Zorn
Quando: 26/10, 16h
Onde: Torreão 3 do Margs 
Idade: indicada para crianças de 7 a 13 anos

A oficina de experimentação em pintura e desenho busca, por meio da relação com a exposição Lenir de Miranda – Pintura Périplo, proporcionar experiências coletivas com desenho, pintura e coleta de texturas, fazendo uso de suportes alternativos para a construção de um trabalho artístico.

Oficinas

Datas: 19 e 26 de outubro, sábados
Dia 19/10 – oficinas às 10h e às 14h
Dia 26/10 – oficinas às 14h e às 16h
Locais: Torreão 3 e mini auditório do Margs
Inscrições presenciais no Núcleo Educativo do Margs
Informações pelo telefone (51) 3225-7551

Texto: Ascom Margs
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul