Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Matrizes religiosas discutem sobre a Aids no Estado

Publicação:

Com a presença de dez matrizes religiosas e profissionais de saúde, foi aberto nesta quarta-feira (29), no Hotel Continental, em Porto Alegre, o 1º Seminário Aids e Religião do Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, busca um diálogo no campo religioso para o enfrentamento da doença.

Os representantes das diferentes matrizes religiosas lembraram questões filosóficas e antropológicas ligadas ao tema, com questionamentos sobre as coisas do céu e da terra (matriz kaingang); outros citaram as sementes que estão sendo lançadas e o engajamento no trabalho de acolher e dar auxílio espiritual às pessoas que vivem com HIV/Aids (matriz budista), e a necessidade de unir forças para enfrentar o desafio que é esta epidemia (matriz católica).

O coordenador do Departamento de Ações em Saúde, Francisco Bastos, disse que num país que teve uma sequência de discriminações, como o Brasil, este é um momento histórico. Citou as ações e políticas do SUS em relação à enfermidade que são referência mundial na luta contra a doença e na assistência, quando em muitas nações ainda há omissões por parte dos governos.

A representante do Programa Nacional de DST/Aids, Karen Burck, disse que só há um caminho para vencer a Aids, que passa pelas palavras respeito e solidariedade. Não só no campo do acolhimento e tratamento, mas especialmente no campo da saúde e prevenção, num esforço coletivo, completou.

O encontro prossegue até sexta-feira (31), e terá, ao final, a redação de uma Carta de Intenções, com o encaminhamento de propostas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul