Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Medalhista olímpica Yane Marques treina no Cete

Publicação:

Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE)
Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini/ Arquivo

A medalhista olímpica Yane Marques treinou, na manhã desta quarta-feira (20), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A atleta é detentora da única medalha olímpica conquistada por atletas da América Latina no Pentatlo, modalidade que reúne competições de de hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Nascida em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, começou a carreira esportiva como nadadora no Clube Náutico Capibaribe, em Recife, para onde se mudou aos 11 anos de idade. Descoberta sua vocação para o pentlato, foi campeã de uma etapa do campeonato nacional, em Porto Alegre, já na primeira competição que participou. Em 2006, venceu o Campeonato Sul­americano e, em 2007, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan­Americanos, ambos realizados no Rio de Janeiro. Esse último fato a tornou conhecida nacionalmente, apesar ser em um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 ficou em 18º lugar geral. Em 2011, atingiu a terceira colocação no ranking mundial, até então a melhor posição já conquistada por uma atleta sul­-americana. Nos Jogos Pan­americanos de Guadalajara 2011 obteve a medalha de prata. No pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Yane ficou em terceiro lugar, obtendo a medalha de bronze. Foi a primeira latino-­americana a ganhar medalha no pentatlo moderno na história dos Jogos Olímpicos; fora da Europa, apenas os Estados Unidos, a China e o Cazaquistão (país ex­integrante da União Soviética) tinham medalha na modadlidade, que tem como nações mais vitoriosas a Hungria e a Suécia.

 

Texto: Ascom Fundergs
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul