Mediação de conflitos no ambiente escolar será tema de curso
Publicação:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas (Copreves) realizará nos meses de março e abril, nas regiões de Canoas, Guaíba, Osório, Caxias do Sul, Passo Fundo, Vacaria, São Leopoldo, Gravataí, Santa Maria e Porto Alegre o Curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas. O objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado em 2011 junto às escolas e com a comunidade escolar, no que diz respeito à prevenção à violência.
A proposta do curso, segundo o coordenador estadual dos Comitês, Julio Alejandro Jélvez, é oferecer capacitação para professores, equipes diretivas e conselhos escolares, sobre as metodologias e as técnicas de mediação para resolução pacífica dos conflitos que ocorrem no ambiente escolar. É importante firmar parcerias com as instituições que têm responsabilidade na garantia dos direitos e na proteção das crianças e adolescentes, para que as escolas e as instituições de segurança pública e justiça criminal e a comunidade consigam elaborar programas de proteção de ambientes seguros para a aprendizagem.
Os encontros contarão ainda com a participação e a parceria da Brigada Militar que disponibilizará policiais que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), Polícia Civil, com as delegacias especializadas no atendimento a criança e ao adolescente, Conselhos Escolares, Lideranças Comunitárias, Conselheiros Tutelares e Guardas Municipais que tem atuação nas Escolas e Comunidades Locais.
Os temas propostos nos cursos serão:
- Formas de Violência e Conflitualidades no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas e Promoção da Cidadania e Direitos Humanos.
- Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas (Metodologias, Procedimentos, Técnicas, Ferramentas).
- Estratégias de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e no Entorno das Escolas. Programa de Mediação Escolar/Seduc.
O objetivo é identificar as diversas formas de violência e conflitualidades no ambiente escolar e no entorno das escolas e refletir sobre as estratégias específicas de gerenciamento, mediação e prevenção. Também pretende estudar as metodologias e processos de mediação das conflitualidades, incivilidades e violências no ambiente escolar, na perspectiva da promoção da cidadania e dos direitos humanos.
Texto: Tiago Pacheco
Edição: Redação Secom (51)3210-4305