'Mês a Mês na História' de julho apresenta memórias redescobertas
O projeto do Arquivo Histórico do RS busca preservar a memória e estimular novos conhecimentos
Publicação:

A exposição de julho do 'Mês a Mês na História' traz 'Memórias Redescobertas – um fundo documental quase esquecido'. O material do acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) revela informações que ampliam a visão da História: o golpe da maioridade de Dom Pedro II, marcos do nascimento e morte de Santos Dumont, o início da Revolução Constitucionalista de 1932, além de homenagens ao futebol e à imigração alemã no estado. A mostra pode ser conferida no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, de 3 a 31 de julho, com entrada franca.
O projeto completa um ano de existência e objetiva valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias, a partir da exposição de documentos originais, relacionados a contextos e assuntos de interesse da comunidade, que revelam um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. O desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna o acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.
Alguns materiais expostos
Crise Política no Rio Grande
1932. 20 de julho. O jornal 'Sul do Estado', de Santa Vitória do Palmar, publicava manifesto da Frente Única Rio-Grandense, assinado por Borges de Medeiros e Raul Pilla. A Revolução Paulista de 1932 abalou a estrutura política gaúcha, conduzindo ao esfacelamento da Frente Única Gaúcha e ao enfraquecimento do Partido Libertador e do Partido Republicano Rio-Grandense. As eleições para a Assembleia Nacional Constituinte foram marcadas para maio de 1933.
Século XX - Imigrantes alemães – Êxito no comércio
Cardápio do tradicional Restaurante Dona Maria, repleto de anúncios de produtos comercializados por sobrenomes de origem alemã.
9 de julho - Dia Nacional do Futebol
A data foi escolhida e criada pela Confederação Brasileira de Futebol, em 1976. O objetivo era homenagear o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900, primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil. É o clube há mais tempo em atividade no país. Em 1915, documento do Sport Club Arranca, de Cruz Alta, registra a solicitação de licença para um integrante do time treinar para o jogo de domingo.
SERVIÇO
O quê: 'Mês a Mês na História'
Quando: De 3 a 31 de julho; de terças a sábados, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre)
Texto: Mariângela Machado/Ascom Memorial do RS
Edição: Sílvia Lago/Secom