Metroplan promove seminário internacional sobre Bilhete Único para o transporte urbano
Publicação:
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, por meio da Secretaria das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, promove neste mês, o Seminário Internacional Transporte Urbano Metropolitano: Bilhete Único como estratégia de Integração. O objetivo é discutir com a sociedade a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica.
Especialistas do Brasil, Espanha e de outros países vão apresentar, durante o encontro, a segurança da informação, os procedimentos operacionais, a transferência de tecnologia, a certificação digital, os testes realizados e manuais de usuário do sistema. A bilhetagem eletrônica unifica todas as tarifas dos meios de transporte, gerando benefícios aos usuários, tais como as tarifas integradas, onde é concedido desconto ou isenção ao se utilizar meios de transporte em sequência.
De acordo com o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, identificamos a necessidade de atuar fortemente na modernização da gestão dos serviços de transporte de passageiros residente na Região Metropolitana, visando oferecer alternativas cada vez mais seguras, confortáveis, confiáveis, sustentáveis, rápidas e baratas para as pessoas realizarem seus deslocamentos.
Bilhetagem Eletrônica
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, atuam 22 empresas operadoras de transporte. São 1,2 mil linhas e quase 2,1 mil ônibus para atender, por dia, os 485 mil passageiros que utilizam o transporte. Existem hoje os seguintes sistemas de cartão inteligente de transporte na RMPA:
• TRI - na cidade de Porto Alegre
• SIM - trensurb - metrô Região metropolitana.
• TEU - ônibus região metropolitana de Porto Alegre
• BEM - ônibus urbano de São Leopoldo
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Montenegro
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Cachoeirinha
Os sistemas acima estão operando de forma independente e não são interoperáveis. A Metroplan, autoridade reguladora do transporte público tem como objetivo o controle sobre o uso do transporte público em toda a região metropolitana de Porto Alegre. Para aumentar o controle dos transportes públicos e criar um sistema de arrecadação de tarifas uniforme e eficiente. a Metroplan deseja com o bilhete único:
• Reduzir a evasão de tarifas, reorganizando as diversas isenções previstas no sistema, quantificando-as e identificando seus ordenadores.
• Estabelecer uma nova sistemática de pagamento e liquidação aos operadores do sistema que:
- Interopere com todos os operadores, modais e cartões.
- Garanta um cálculo transparente e confiável de tarifas e distribuição de receitas entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
- Forneça acesso total e controle de banco de dados de clientes, de transações, compensação e liquidação entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
• Estabelecer regras de negócio transparentes e uniformes e políticas de tarifas entre os diferentes sistemas e provedores de serviços.
• Implementar um processo de rastreamento dos veículos que seja confiável e eficiente.
• Estabelecer horários confiáveis.
• Contribuir para o financiamento sustentável de transporte público, garantido a utilização das melhores práticas do mercado.
Evento
Seminário Internacional Transporte Urbano Metropolitano: Bilhete Único como estratégia de Integração
Quando: 21/05/13
Horário: 8h30 às 18h
Onde: Hotel Embaixador, Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro Porto Alegre
Público Alvo: Prefeitos, Secretários de Planejamento dos Municípios, ATM, ATP,CATSUL, Trensurb, técnicos da Metroplan, representantes da sociedade civil, empresas de transporte metropolitano.
Texto: Cristina Adami
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305