Missão gaúcha ao Japão é recebida por cônsul do Brasil em Hamamatsu
Publicação:

A segunda etapa da missão gaúcha ao Japão terá agendas estratégicas em Hamamatsu, província de Shizuoka. Nesta terça-feira (6), o governador e a comitiva do Rio Grande do Sul chegaram à cidade, vindos de Tóquio por transporte ferroviário (trem bala), e foram recepcionados na casa do cônsul do Brasil em Hamamatsu, José Antonio Gomes Piras.
Sartori explicou ao cônsul as medidas que estão sendo adotadas pelo governo, com o objetivo de tornar o Estado gaúcho mais moderno e eficiente. "Nós já estamos na terceira Lei de Diretrizes Orçamentárias realista, a mais recente construída por meio de consenso com todos os Poderes. Também temos uma Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa, assim como um Regime de Previdência Complementar para um futuro mais sustentável", detalhou o governador.
O cônsul elogiou as atitudes e colocou-se à disposição para ajudar o Rio Grande do Sul no relacionamento ecônomico e social com os japoneses. "Minha visão, aqui do Japão, é a de que o governador tem feito um trabalho muito eficiente e correto. Queremos trabalhar para o fortalecimento das relações com o Japão e uma das potencialidades está em Hamamatsu, que abriga atualmente 10 mil brasileiros", destacou Piras.
Sobre o anfitrião
José Antonio Gomes Piras, nascido em 1951, é diplomata de carreira e advogado por formação. Há mais de 30 anos trabalha pelo Brasil e os brasileiros no exterior (Suíça, Bélgica, França, Colômbia, Alemanha e Japão). Chegou ao Japão em 2006, ficou quatro anos e meio na Embaixada de Tóquio como ministro conselheiro. Em fins de 2011, foi designado cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu.
Texto: Gabriela Alcantara, de Hamamatsu
Edição: Denise Camargo/Secom