Missão técnica da província chinesa de Shandong visita o Estado
Publicação:
A cooperação científica e tecnológica entre o governo do Rio Grande do Sul, universidades, entidades e a Academia de Ciências Agrícolas da Província de Shandong é o objetivo da visita oficial ao Estado da Missão Técnica da República Popular da China, nesta sexta-feira (29). O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, receberá a comitiva, liderada pelo presidente da Academia, Zhou Lin, às 8h30m, na SDECT.
Integram a missão o diretor do Instituto de Pesquisas de Culturas, Zhang Zheng; o diretor do Instituto de Pesquisas de Recursos Agrícolas e Ambiental, Guo Honghai; o diretor-geral da Shandong Seed Group, Wang Changjun; o diretor adjunto da Divisão de Cooperação Internacional, Wang Jianghui, e o professor do Centro de Pesquisa de Algodão, Zhang Jun.
Na agenda, organizada pelo Departamento de Promoção de Negócios Internacionais da SDECT, ainda estão incluídas reuniões com representantes da Universidade Estadual do RS (Uergs), Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), Ufrgs, Instituto Riograndense do Arroz (Irga), secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extenção Rural (Emater).
A Província de Shandong está localizada na região costeira do leste da China, com uma população de 95,8 milhões de pessoas. A província abriga 330 diferentes institutos de pesquisa científica em técnicas agrícolas e ciências marinhas. É uma das mais importantes produtoras de energia da China: com os campos de petróleo de Shengli e Zhongyuan, produz um quinto do total de petróleo cru do país. Além disso, possui 50 mil quilômetros quadrados de bacias de carvão, o que torna Shandong uma das principais produtoras do mineral no país.
Texto: Imprensa/SDECT
Edição: Cristina Lac/CCom