Modelo de Governança e Gestão é legado do governo Sartori

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 11.04.2018: O governador José Ivo Sartori conduziu, nesta quarta-feira (11), a solenidade de posse dos novos secretários de Estado já anunciados como ocupantes dos cargos. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Seminário ocorreu com um auditório lotado na sua capacidade de 1.100 pessoas - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governo do Estado promove, nesta quarta-feira (11), o 5º Seminário de Governo que reúne dirigentes e servidores da administração direta e indireta. A reunião de trabalho e alinhamento das ações e projetos para a modernização e desenvolvimento do Rio Grande do Sul acontece durante todo o dia na Casa da Música da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O governador José Ivo Sartori, o vice-governador José Paulo Cairoli, secretários, deputados estaduais, prefeitos e ex-secretários participam do encontro.

O assunto foi o Modelo de Governança e Gestão implantado em 2015 pela SPGG, em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e Movimento Brasil Competitivo (MBC), que é um conjunto de medidas que busca a modernização estrutural visando a uma gestão mais enxuta e eficiente. O método utilizado no Rio Grande do Sul são três diretrizes: Mapa Estratégico, Rede de Governança e Acordo de Resultados.Frente a um auditório com sua capacidade máxima lotada de servidores (1,1 mil  lugares), o secretário do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa, apresentou, pela manhã, o painel 'Governança e Gestão: Acordos que dão resultado na vida dos gaúchos'.

Palestra Josué
Josué Barbosa, apresentou, pela manhã, o painel 'Governança e Gestão: Acordos que dão resultado na vida dos gaúchos' - Foto: Karine Viana
Para Barbosa, o trabalho de gestão, que começou em 2015, reflete a busca pelo melhor resultado como em um ciclo de uma maratona de atletismo. “Precisávamos ter uma visão estratégica e de governança com alinhamento entre os órgãos e planejamento. Todos os governos têm um processo de gestão, mas chegar até a base é algo difícil. O futuro não pode ser uma surpresa, por isso, temos que prever todas as alternativas e desafios”, advertiu.

A ferramenta do Acordo de Resultados, um dos legados da gestão do governador Sartori, foi implantada nas 17 secretarias, mais Casa Militar e Procuradoria Geral do Estado (PGE) e suas vinculadas do governo estadual. Em 2018, serão monitorados 2.961 projetos e indicadores. O método implantado divide as pastas em quatro eixos: Governança e Gestão; Econômico; Social; e Infraestrutura e Meio Ambiente.

Josué destacou que o Acordo de Resultados como a principal ferramenta para a elaboração de um planejamento estratégico a longo prazo no governo do Estado. "Hoje, são 634 pessoas diretamente envolvidas no Acordo de Resultados acompanhando todas as metas do governo", afirmou. Os resultados das metas da ferramenta apresentaram crescimento desde o primeiro ano de gestão.

Palestra motivacional

Com o tema 'Se o mundo mudou bem na minha vez... o que eu possa fazer agora?', a palestra do publicitário e professor Dado Schneider falou sobre as mudanças comportamentais entre as gerações.

Texto: Cassiane Osório e Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom