Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modernização do setor público é tema de agendas do governador nos EUA e em Singapura

Publicação:

Viagem internacional card
-

Experiências inovadoras em Educação e Gestão de Recursos Humanos serão tema de um roteiro de compromissos do governador Eduardo Leite em Miami, Estados Unidos, e em Singapura ao longo dos próximos dias.

Na sexta-feira (6/7), acompanhado do governador da Flórida, Ronald Dion DeSantis, Leite visitará a Aventura City Charter School e a Downtown Miami Charter School. Trata-se de um modelo diferenciado de escola pública, com inspiração na gestão privada. Ainda em Miami, o governador terá reuniões com o ex-governador da Flórida Jeb Bush e a secretária de Educação dos Estados Unidos, Elisabeth Dee Devos.

“As charter schools são um excelente exemplo de novos métodos de gestão pública. Nessas escolas, o governo contrata o serviço, e não apenas o servidor. É algo importante e inovador a ser avaliado”, explica o governador.

Após a agenda em Miami, Leite embarca para Singapura, onde encontrará governadores e representantes de outros quatro Estados para uma série de atividades sobre Gestão de Recursos Humanos no setor público. O roteiro é promovido pela Fundação Lemann, entidade que apoiou o Estado na seleção dos coordenadores regionais de educação. Singapura é um dos países mais inovadores no que diz respeito a recrutamento, capacitação e avaliação de servidores públicos.

“As duas agendas se conectam com o propósito do governo de modernizar a prestação de serviço no setor público. Conhecendo essas experiências, teremos condições de aprimorar o gerenciamento dos recursos humanos do Estado e, por consequência, melhorar a performance dos serviços”, avalia Leite.

Entre as atividades previstas em Singapura, estão palestras com especialistas em administração pública, reunião com o ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, com o ministro da Educação do país, Ong Ye Kung, entre outros compromissos. Durante a viagem de Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior assumirá o cargo. O governador retorna ao Estado no dia 14 de setembro.

Texto: Juliano Rodrigues
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul