Modernizada, inspetoria de São Pedro do Sul não tinha luz até início de 2011
Publicação:
O drama de ter a luz cortada no final de 2010 e início de 2011, mais ou menos nessa época, e funcionar com energia emprestada de uma casa, já está na lembrança dos funcionários da Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Pedro do Sul, na Região Central do Estado.
Modernizada e entregue nesta quinta-feira (16) pelo secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a unidade está em outro prédio, tem móveis e computadores novos, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e condições de atender aos produtores rurais. O relato foi feito pelo chefe da unidade Ernani Alves, que agora sente orgulho de receber agricultores e pecuaristas.
Como tem feito nas visitas às inspetorias, Mainardi disse que o Estado deve desculpas a produtores e servidores pelo descaso com a defesa agropecuária ao longo de décadas. É um paradoxo tentar compreender a importância que se dava à defesa num Estado que tem no agronegócio 44% do PIB, afirmou o secretário.
O prefeito Marcos Singer demosntrou o significado de se investir na parceria com o Estado e a União. Apostou nos programas da Secretaria da Agricultura e já está a espera do calcário, para correção de solos, e do programa de melhoramento genético do rebanho Dissemina, duas das principais ações do Governo do Estado voltadas ao aumento da renda e da produção no campo.
O governo investe R$ 60 milhões na reestruturação das 248 unidades. Também está contratando, por meio de concurso, 130 fiscais agropecuários para atuar na fiscalização e inspeção no interior do Estado. Os recursos vêm de convênio com o Ministério da Agricultura e do caixa do Estado.
Texto: Daniel Cóssio
Foto: Vilmar da Rosa
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305