Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Moradores do loteamento Santa Marta agradecem à governadora pela regularização fundiária

Publicação:

A governadora, Yeda Crusius, durante a solenidade de assinatura do termo de concessão do direito real de uso de uma área de 254 hectares do governo do Estado para a prefeitura, viabilizando a regularização fundiária do loteamento Nova Santa Marta.
Governadora Assina Regularização Fundiária em Santa Maria beneficiando 5 mil famílias - Foto: Mauro Mattos / Palácio Piratini

A transferência de uma área de 254 hectares do Estado ao município de Santa Maria, para regularização fundiária do loteamento Fazenda Santa Marta, foi agradecida pelos habitantes do local em carta assinada pelo líder comunitário Francisco Teodorico Portella. Depois de 17 anos de espera por parte dos moradores, a regularização foi viabilizada pela governadora Yeda Crusius, que sancionou no último dia 13 de junho a lei que autoriza o Executivo a doar ao município a área avaliada em R$ 23 milhões. A resolução do governo do Estado beneficia mais de 25 mil pessoas em vulnerabilidade social e concretiza a maior regularização fundiária da América Latina.

No momento em que parabenizo o Estado do Rio Grande do Sul pelo apoio e ações demandadas em prol dos moradores da Nova Santa Marta, relembro a vinda da então candidata Yeda Crusius à minha humilde residência na Vila Pôr-do-Sol, onde pôde ver, com seus próprios olhos, como vive nossa gente e o importante trabalho social ali realizado, e que, antes de sair, fez uma promessa, a de que, se eleita governadora, faria tudo que estivesse ao seu alcance para regularizar a área da Nova Santa Marta, diz o líder comunitário na carta endereçada à governadora. Ele acrescenta: Depois de uma espera angustiante de mais de 15 anos, 3 partidos, 4 governadores, foi preciso uma mulher, uma tucana, que nos mostrasse um novo jeito de governar, simples, que se trata, apenas, de prometer e cumprir com a palavra dada.

Por intermédio da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, o governo do Estado também projetou a construção de moradias, obras de saneamento básico e pavimentação de ruas no loteamento, com investimento de R$ 42 milhões. Para isso, foram buscados recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul