Mostra 'Fraga. 44 anos na mesma tecla' abre no CCCEV nesta quarta
Publicação:

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abre nesta quarta-feira (6), às 19h, a exposição 'Fraga. 44 anos na mesma tecla'. A exposição é uma retrospectiva da criação do autor Fraga, humorista profissional de Porto Alegre e reúne uma seleção de textos longos, médios e curtos, além de 101 das suas melhores frases. A maior parte abrange jogos de palavras: de paródias a sátiras, de textos de duplo-sentido a anotações surrealistas, de definições a poeminhas, de aliterações a palíndromos.
Distribuídas pelo grande espaço da Sala O Arquipélago, do CCCEV, as criações estão valorizadas pelo projeto gráfico do designer Fabio Zimbres. A seu modo, cada uma das 283 peças atrai a atenção do leitor e todas facilitam a leitura em pé. A graça é que o visitante vai precisar de mais de uma visita para apreciar a variedade do conteúdo da exposição, que estarádisponível até o dia 30 deste mês.
Sobre o autor:
Fraga nasceu em 1946, na Praia de Belas com Miguel Teixeira. Foi bolsista e aluno interno no Colégio Cruzeiro do Sul. Como redator publicitário, atuou em agências de Porto Alegre e centro do país. Como jornalista, manteve coluna de humor nos principais jornais locais e colaborou com inúmeras publicações no RS e no país.
Como editor, Fraga organizou várias antologias (entre elas, QI 14 e Antologia Brasileira de Humor), e exposições coletivas, com cartunistas gaúchos e nacionais, como Humor nos Eixos (77) e O Riso é Livro (2010). Participou desses eventos e publicou o livro Punidos Venceremos (1980). Ainda no primeiro semestre de 2015, o humorista vai lançar seu segundo livro individual, Frasista, Por Assim Dizer. Como empreendedor cultural, é sócio da Motriz Assuntos Gráficos, que atua em criações, edições, eventos, promoções e projetos culturais. Todas as peças estarão à venda, inclusive sob demanda.
Ficha-técnica:
Projeto gráfico: Fabio Zimbres
Apresentação: Juarez Fonseca
Impressão: Print Paper Digital
Fotos: Tânia Meinerz
Iluminação: Francisco Pimentel
Montagem: Carlos Alberto Santarém, Jonas Pinheiro e Ledzek de Oliveira Kolakowski
Texto: Ascom CEEE
Edição: Léa Aragón/CCom