Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Município de Amaral Ferrador realiza reunião para distribuição de sementes crioulas

Publicação:

Na próxima quarta-feira (8), a partir das 13h30min, ocorre a 4ª Reunião do Programa de Recuperação e Dispersão de Sementes Crioulas e Mudas, no município de Amaral Ferrador. O encontro será no salão Paroquial. O evento se destina a todos os agricultores interessados em produzir as sementes que utilizam, melhorar a conservação do solo, ampliar a base alimentar das famílias, buscar alternativas de renda da propriedade e adotar alternativas ecológicas de produção.

A Emater/RS-Ascar é organizadora do Programa, juntamente com a Associação dos pequenos Agricultores de Amaral Ferrador (AMPAAF). O intuito da reunião é a distribuição de sementes oriundas de uma banca com sede no escritório da Emater/RS-Ascar, além de viabilizar a devolução de sementes recebidas pelos agricultores do município em edições anteriores.

Para os participantes, a cooperação é muito necessária. As sementes são armazenadas em garrafas pet e o agricultor devolve o dobro da semente que retirou para reabastecer a banca. Isso acaba beneficiando mais agricultores, afirma o extensionista da Emater/RS-Ascar, Evandro Escariot. A distribuição de sementes e mudas faz parte de uma estratégia para estimular a diversificação das propriedades e a transição para estilos de agricultura de base ecológica, completa. 

Através deste programa são distribuídas sementes de nove variedades de milho crioulo: amarelão, cunha, branco 08 carreiras, branco dentado, crioulo branco, catete, asteca e cabo roxo. Além de quatro variedades de feijão e sementes de plantas recuperadoras de solo como feijão miúdo, crotalária, mucuna e feijão de porco. A cada ano tem sido ampliado o volume e a diversidade de sementes e mudas entregues aos agricultores. No ano passado foi introduzida a distribuição de cana-de-açúcar. A principal novidade desta reunião é a distribuição de ramas de mandioca. 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul