Museu de Arte Contemporânea apresenta Perspectivas-Instalações Coreográficas
Publicação:
O Museu de Arte Contemporânea do RS apresenta Perspectivas - Instalações Coreográficas, uma performance de Dança Contemporânea com Julie Cleves (Londres), Mickaella Dantas (Natal) e Carla Vendramin (Porto Alegre). O espetáculo, com temporada dias 23, 24 e de 26 a 31 de julho de 2010, sempre às 20 horas, ocorre na Galeria Xico Stockinger (6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre/RS.
Este é um trabalho que foi originado a partir de um processo colaborativo de pesquisa coreográfica das bailarinas, em Londres, entre 2008-2010.Selecionado em primeiro lugar, este projeto foi contemplado com o Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), e traz à cidade as bailarinas Julie Cleves e Mickaella Dantas.
Nesta fase de criação, o projeto atinge uma relação maior com as artes visuais e recebe o apoio institucional do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) que se tornou uma parceria fundamental para o processo criativo do trabalho na utilização da Galeria Xico Stockinger nessas apresentações.
SERVIÇO:
O QUE: Perspectivas - Instalações Coreográficas
Performance de Dança Contemporânea
Direção de Carla Vendramin
TEMPORADA: de 23 a 31 de julho - de 3ª a Dom - 20h
ONDE: Museu de Arte Contemporânea do RS - Galeria Xico Stockinger - Casa de Cultura Mário Quintana - Andradas, 736/ 6º andar - Bairro Centro Histórico - Fone: (51) 3221 5900 - mac@cultura.rs.gov.br
DEBATES PÓS PERFORMANCE: dias 26 e 28 de julho - 3ª e 5ª feira - no mesmo local
CAPACIDADE: limitada a 50 pessoas - Convênio/desconto no Estacionamento Casa de Cultura (Andradas, 659)
QUANTO: R$ 10,00 (inteira) - Desconto de 50% para Melhor Idade, Professores, estudantes e Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante). Apresentações com entrada franca nos dias 26 e 28/07 e os 5 primeiros espectadores de cada sessão nos outros dias da temporada.
DURAÇÃO: 50 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Carla Vendramin é mestre em coreografia pela Middlesex University, formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic em Londres, e é fisioterapeuta pela Feevale. Trabalhou na Inglaterra com a companhia Candoco, no programa Step into Dance do Royal Academy of Dance, 247 Markhouse, Dance Art Foundation, escola NewVic, em Haringey Council e foi assistente de Adam Benjamin em workshop integrado de improvisação em Yerevan.
Atuou como bailarina em produções das coreógrafas Jane Judd e Mônika Malaska, realizou o trabalho colaborativo InVivo e Slanted Views e participou de residências em bodyweather e corpo&ambiente. No Brasil dançou nos grupos Bailarinos Descalços, Tubo de Ensaio, Domus, Artéria Produção de Movimento e Ânima Cia de Dança. Foi coreógrafa residente no American Dance Festival e foi premiada pela Fundação Vitae com a Bolsa de Apoio às Artes. Carla atualmente reside e trabalha em Porto Alegre. Acesse www.carlavendramin.com ou carlavendramin.blogspot.com.
Julie Cleves é mestre em Arte & Design pela Universidade Metropolitana de Leeds e graduada no Candoco Foundation Course in Dance em Londres. Atuou em Londres na companhia de teatro Graeae e na peça ‘Bye Baby Bunting do diretor Dan Barnard, pela Cia. Young Vic Theatre. Dançou em trabalhos dos coreógrafos Mark Brew e Athina Vahla, e em trabalhos colaborativos com Cristian From, Robbie Synge e Slanted Views com Carla Vendramin e Kimberley Harvey. Participou de workshops com Caroline Bowditch, Louise Katerega e Tom Clarke, Adam Benjamin, Jennifer Irons, e aulas de técnica de Limon no London Contemporary School of Dance e ‘Skin Release Technique no studio Siobhan Davies. Atualmente atua como bailarina na companhia sueca Spinn: http://danskompanietspinn.se/ ou http://juliecleves.com/
Mickaella Dantas é bacharel em Turismo e possui experiência na área de elaboração de projetos culturais e de pesquisa. Dançou no grupo Roda Viva Cia. de Dança (Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde conheceu a dança contemporânea inclusiva, método dança - educação física de Edson Claro e a dança teatro, entre outras linhas de trabalho. Mickaella participou da criação e concepção da Cia. de Dança In Verso em Natal, na qual atuou intensamente como bailarina e assistente de produção.
A In Verso realizou vários espetáculos em Natal e no interior do Rio Grande do Norte e foi contemplada com premiações do Programa BNB de Cultura, Parceria BNDES e o Programa de Intercâmbio e Difusão - MINC. Atualmente faz parte do projeto Insight: Unlimited da Cia. Candoco em Londres e é bailarina do Grupo Dançando com a Diferença na Ilha da Madeira. http://www.candoco.co.uk/videos/2011-insight-unlimited-project-with-marc-brew/ ou http://www.aaaidd.com/.
Maria Emilia Portella
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305