Museu de Arte do Rio Grande do Sul recebe doação de obra do artista Saint Clair Cemin
Publicação:
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) recebeu uma doação vinda de Saint Clair Cemin. Trata-se de um dos mais prestigiados artistas contemporâneos brasileiros atuando no contexto internacional.
A obra, vinda de Nova Iorque, onde o artista reside, há quase três décadas, chegou na última semana e será apresentada na próxima exposição do museu, Labirintos da Iconografia, que será aberta em 28 de junho.
A escultura Naven, de 1993, medindo 112 x 112 cm e pesando 200 kg, consiste em uma estrutura circular em bronze com detalhes internos de hydrocal. Avaliada em US$ 80 mil, a obra, baseada em motivos originários da arte islâmica e ao mesmo tempo com traços formais advindos da alta tecnologia, apresenta uma singular combinação entre fragilidade e resistência, peso e leveza, onde a cor é um mecanismo fundamental de transição entre o material e imaterial.
Cemin participou de inúmeras exposições internacionais, incluindo a prestigiada X Documenta de Kassel, em 1992, e foi o artista homenageado da 4ª Bienal do Mercosul, em 2003. Suas peças estão em importantes coleções internacionais como a do Whitney Museum of American Art de Nova Iorque, o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles, o Centro Cultural Inhotim, em Minas Gerais, o Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, in Gent, entre inúmeras outras.
Foto : Curadoria Margs
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom