Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Na quarta, dia 8, Estado assina parceria para aumentar testes contra Covid-19

Publicação:

Coronavírus card combate 1
-

Para ampliar a testagem da população contra o coronavírus, o governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (8/4), um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). O ato ocorreu à tarde, no Centro Administrativo, na capital, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e do reitor da UFRGS, Rui Opperman.

Em um primeiro momento, há insumos para 500 testes. À medida que a UFRGS for abastecida com mais material adquirido pelo Estado, o volume diário de testes aumentará, podendo chegar a 160.

O governo também distribuirá, ainda nesta semana, uma nova leva de materiais e equipamentos de proteção a hospitais e a municípios gaúchos. Em transmissão ao vivo pela internet, o governador e a secretária da Saúde atualizaram o número de materiais que já foram repassados e a previsão de novas aquisições.

O Estado comprará um estoque extra de equipamentos de proteção individual para abastecer os hospitais que, por ventura, registrem dificuldades na aquisição.

Dentro da sistemática de ampliação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para o enfrentamento do coronavírus, foram entregues nesta quarta (8) mais 10 unidades para o Hospital Geral de Caxias do Sul. Com a entrega, agora são mais 50 leitos de UTI Adulto distribuídos entre os municípios de Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Osório e Caxias do Sul, ampliando a capacidade de internação de pacientes com Covid-19 em todo o Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com a ideia de incentivar a ciência para o busca de resultados, o programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a startup uBegin, lançou uma plataforma de colaboração estadual com o objetivo de reunir as ações que estão sendo desenvolvidas no combate ao novo coronavírus.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul