Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Navio balizador Benjamin Constant retorna a Pelotas para reforçar sinalização náutica

Publicação:

O navio balizador Benjamin Constant retornou, nesta quinta-feira (25), a Pelotas, após quatro anos afastado. A embarcação estava desde 2006 em um estaleiro particular e, logo após, teve seus reparos concluídos no Estaleiro Naval de Triunfo, da
Navio balizador Benjamin Constant retorna a Pelotas para reforçar sinalização náutica

O navio balizador Benjamin Constant retornou, nesta quinta-feira (25), a Pelotas, após quatro anos afastado. A embarcação estava desde 2006 em um estaleiro particular e, logo após, teve seus reparos concluídos no Estaleiro Naval de Triunfo, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).

O Benjamin Constant é uma embarcação própria da SPH e é utilizada para fazer a manutenção do balizamento da Lagoa dos Patos, principal hidrovia do Estado, e do Canal São Gonçalo, na região de Pelotas. Durante esse longo período, a SPH privou-se desse apoio no balizamento, mas, em breve, o único navio balizador estará em plena atividade, contribuindo para uma das mais relevantes atividades da autarquia, que é a preservação da sinalização náutica de toda a bacia do Sudeste, afirmou o diretor-superintendente da SPH, Gilberto Cunha.

O navio foi construído na Inglaterra, em 1907, mede 36 metros de comprimento, 7,50 metros de boca, 3,30 metros de pontal, é moldado em ferro e tem propulsão a vapor. Originalmente, exercia função de draga, no entanto, em 1946, sofreu alterações que o transformaram em balizador.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul