No Rio de Janeiro, Leite apresenta avanços do RS em gestão, ajuste fiscal e segurança pública
Evento reuniu lideranças empresariais em palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro
Publicação:
O governador Eduardo Leite esteve na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta sexta-feira (28/11), para participar de uma reunião-almoço na qual apresentou a experiência de gestão pública do Rio Grande do Sul. Leite abordou temas como ajuste fiscal, modernização da estrutura administrativa, resultados na segurança pública, a construção de um ambiente atrativo para investimentos no Estado e a recuperação após as enchentes do ano passado.
O encontro foi mediado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar. Durante a palestra, que contou com um público de lideranças empresariais, Leite destacou a importância do equilíbrio das contas públicas para garantir o desenvolvimento. “O Rio Grande do Sul é um Estado altamente empreendedor, com uma economia forte e diversificada. Temos um agronegócio pujante, que ajudou a disseminar práticas de desenvolvimento no setor por todo o país e impulsiona uma indústria de máquinas e insumos agrícolas. Temos também uma indústria metalmecânica muito relevante e somos líderes em inovação. É, portanto, uma sociedade vocacionada para o empreendedorismo, mas tinha um governo que se desorganizou. E não há, no mundo, sociedade que prospere com um governo desajustado”, enfatizou.
O governador recordou a jornada do ajuste fiscal e das reformas da previdência e administrativa. “Enfrentamos a questão fiscal com uma profunda agenda de reformas estruturantes para promover o equilíbrio das contas em um cenário em que 80% da receita corrente líquida era consumida pela folha de pagamento. Era preciso fazer esse ajuste. E foi feito. Implementamos também uma robusta agenda de concessões e privatizações. Não é sobre ter menos Estado, mas sobre o Estado estar mais forte onde ele é mais necessário”, afirmou.
Investimentos em segurança
A retomada da capacidade de investimento e a reorganização de processos geraram resultados em diversas áreas, com destaque para a segurança pública, que recebeu investimentos históricos. “Reduzimos em mais de 50% os homicídios, em 80% os roubos a pedestres e 90% roubos a veículos. Isso foi feito por meio do programa RS Seguro, que envolve uma estratégia de integração entre as forças policiais, uma dinâmica de governança bem definida, o uso de dados e evidências para orientar ações em segurança e investimento qualificado em equipamentos, inteligência e em efetivo”, explicou.
O novo momento do Estado também ajudou a construir um ambiente favorável à atração de investimentos. “No ano passado, mesmo com as enchentes, tivemos o maior volume de investimentos anunciados no RS. Foram R$ 100 bilhões; que incluem uma planta de celulose e uma fábrica de aviões, demonstrando a confiança dos investidores. Ainda há desafios, mas avançamos muito na direção de tornar o Rio Grande do Sul cada vez mais atrativo”, afirmou.
Também na sede da ACRJ, o governador participou de uma reunião com a diretoria da Associação Sul-Americana de Lojas Francas (Asutil) e com a Avolta, companhia de varejo de viagens. O encontro tratou da expansão e do fortalecimento das lojas francas no Rio Grande do Sul e teve a participação do líder do governo na Assembleia Legislativa do RS, deputado Frederico Antunes.
Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Secom