Nota da Sema sobre incêndio no Refúgio Banhado dos Pachecos
Publicação:

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) informa que o incêndio no Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, em Viamão, cujo foco inicial foi verificado no domingo (7), permanece atingindo a área, mas limitado à região de banhado desta Unidade de Conservação do Estado.
A Sema ressalta que por conta da pronta ação do Corpo de Bombeiros, que vem utilizando inclusive um helicóptero, foi possível controlar o fogo próximo à mata e, também, à ERS-40. Até o momento, o fogo atingiu cerca de 300 hectares do refúgio, cuja área total é de 2.560 hectares.
Uma das prioridades é a garantia da segurança de casas mais próximas ao local. No entanto, ao mesmo tempo, a Sema e os bombeiros – que também contam com a ajuda da prefeitura de Gravataí – trabalham para manter o incêndio na área de banhado, onde a recuperação natural é rápida (em torno de 1 a 2 meses). Nesse sentido, há um esforço para que o fogo não se alastre para a região mais central do refúgio, onde habitam indivíduos da espécie cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus).
De acordo com informações da Sala de Situação da Sema, que monitora eventos climáticos, existe possibilidade de chuva naquela região na quarta-feira e quinta-feira, o que ajudaria a combater o incêndio. As áreas de banhado são inacessíveis aos bombeiros e, por isso, a Sema tenta junto ao Governo Federal um ou mais aviões apropriados para o combate a esse tipo de fogo.
O Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos foi formado por uma área cedida pelo Incra à Sema em 2002. Seus ecossistemas estão relacionados ao bioma Pampa, sendo que nos ambientes de banhados encontram-se particularmente importantes nascentes do rio Gravataí e áreas de fundamental importância para o abrigo da fauna residente e migratória.
Diversas aves de interesse especial para conservação ocorrem na UC, entre as quais o veste-amarela (Xanthopsar flavus), a noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicana), o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis) e o curiango-do-banhado (Eleothreptus anomalus).
Bioma: Pampa
Área: 2.560 ha
Instrumento de Criação: Decreto Estadual n° 41.559/2002