Nova Central de Matrículas será inaugurada em Cachoeira do Sul
Publicação:
A nova Central de Matrículas que irá atender a comunidade escolar da rede pública de ensino de Cachoeira do Sul será inaugurada nesta quinta-feira (13), às 16h, junto à Casa do Trabalhador. A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vão gerenciar as vagas nas escolas das redes estadual e municipal (urbanas) do município.
A inauguração da nova Central de Matrículas ocorrerá no mesmo dia em que será aberto o período de inscrições para matrícula de novos alunos na rede pública. O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. Os telefones são (51) 3724-6028 e (51) 3724-6107.
A inscrição para matrículas segue até 31 de outubro. O interessado não precisa se deslocar até a Central de Matrículas ou até uma escola. Tanto para a rede estadual (todas as escolas) quanto para a rede municipal de Cachoeira do Sul (apenas zona urbana e Jenny Figueiredo Vieira da Cunha), basta acessar o site www.educacao.rs.gov.br, e entrar no link Matrícula na escola pública.
Conforme a professora Renate Aguiar, uma das integrantes da equipe que trabalhará na nova Central de Matrículas, quem não tem acesso à internet poderá procurar as escolas públicas (zona urbana, no caso das municipais) ou a central para fazer a inscrição. Ela explica que a inscrição é apenas o primeiro passo para ingressar na rede pública. Entre 4 a 10 de janeiro de 2012, os alunos poderão confirmar a matrícula na escola para a qual foi designado, pela internet, nas escolas ou na Central de Matrículas.
O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos de duração será assegurado para crianças com seis anos completos até 31 de março de 2012. Havendo vagas, poderão ser aceitas matrículas de crianças que completem seis anos de idade até 30 de abril de 2012. Quando houver maior número de candidatos inscritos do que vagas na escola pretendida, a classificação ocorrerá de acordo com os critérios definidos para cada nível: no Ensino Fundamental, há prioridade para os candidatos residentes no zoneamento da escola, combinado com o critério de menor idade. No Ensino Médio, a prioridade é para os candidatos com menor idade, sorteio ou prova, quando previsto no regimento da escolar.
O serviço integrado entre as redes estadual e municipal em Cachoeira do Sul ocorrerá durante todo o ano letivo na nova Central de Matrículas, com encaminhamento de transferências e outros atendimentos.
Texto: Patricia Vargas
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305