Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova embarcação amplia transporte hidroviário de madeira e celulose

Publicação:

Navio Juan Rassmuss
Governador José Ivo Sartori participou da cerimônia de batismo do navio graneleiro Juan Rassmuss - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A embarcação Juan Rassmuss, que deve ampliar o transporte hidroviário de cargas de madeira e celulose entre o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos, foi inaugurada, nesta quarta-feira (15), no estaleiro da empresa Intecnical S.A., em Triunfo. 

A cerimônia de batismo e lançamento do navio, com o tradicional estouro de champanhe no casco, foi acompanhada pelo governador José Ivo Sartori. "Este é um sinal de que estamos em uma caminhada positiva em direção da melhoria do transporte. Um momento bom e que evidentemente vai alcançar o desenvolvimento econômico", comemorou.

Com 103,80 metros de comprimento e 15,50 metros de largura, o navio graneleiro foi construído em uma parceria entre a Intecnical S.A., Navegação Aliança, da Trevisa, e CMPC Celulose Riograndense, e passa a operar a partir de julho. Foram investidos R$ 25 milhões com recursos financiados pelo BRDE e BNDES Finame.

A capacidade do Juan Rassmuss de 4.814 toneladas de carga deve agilizar o trabalho executado até o momento, no qual o transporte é feito por meio de três navios com destino ao Porto de Rio Grande, que retornam vazios para Guaíba. Com o tempo, a ideia é de que a celulose continue a ser transportada e que o navio regresse com cargas de madeira produzida na Região Sul do estado, pelo terminal portuário de Pelotas.

Sobre a expansão do modal hidroviário e melhorias no Porto de Pelotas, Sartori afirmou que são lições concretas da política de potencialização do uso e de investimentos nas hidrovias. "A opção de apostar em um sistema hidroviário forte está diante dos nossos olhos. A embarcação Juan Rassmuss resume isso: a pujança da produção, a consciência ambiental e a visão estratégica. Para mudar destinos, é preciso sair da mesmice e mofidicar o jeito de navegar. Estamos fazendo as mudanças necessárias", disse.

O diretor superintendente da empresa Intecnial, Airton José Folador, comentou a decisão de construir o navio, tomada em setembro de 2014, como um momento de audácia e ousadia perante o cenário de crise financeira. A visão de intermodalidade para melhorar o transporte de cargas também foi reforçada como uma solução para diminuir os custos logísticos.

Juan Rassmuss

A embarcação foi nomeada em homenagem ao empreendedor peruano Juan Rassmuss, um dos investidores da Trevisa Investimentos, empresa que controla a Navegação Aliança desde 1978. O investidor, falecido em 1987, foi representado pelo seu filho, Juan Henrique Rassmuss no evento. O novo navio é o 4° da série Fundadores, que homenageia os fundadores da Navegação Aliança. Ao todo, 21 embarcações compõem a frota.

Prestigiaram o evento o secretário de Transportes, Pedro Westphalen; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; o prefeito de Triunfo, Mauro Poeta; prefeito de Erechim, Paulo Alfredo; o deputado estadual Sérgio Peres; o superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias, Luiz Alcides Capoani; capitão dos Portos João Gilberto de Oliveira; o vice-presidente da CMPC Celulose Riograndense, Odacir Klein; o presidente do Conselho de Administração da Trevisa, Fernando Becker e representantes da Intecnial S.A. e Navegação Aliança.

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul