Nova experiência digital do governo com o cidadão é foco de painel no South Summit Brazil
As principais evoluções do portal de serviços digitais do Rio Grande do Sul foram apresentadas no evento
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A nova fase do portal rs.gov.br foi tema do painel promovido pelo governo do Estado na sexta-feira (11/4), durante a programação do RS Innovation Stage, no South Summit Brazil 2025, em Porto Alegre. Correalizador do evento, o governo apresentou as principais evoluções do portal de serviços digitais do Rio Grande do Sul, com foco na personalização do atendimento, no uso de inteligência artificial e na ampliação do acesso digital da população aos serviços públicos.
Participaram do debate a secretária de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, o diretor da Procergs, Marco Antonio Seadi, e o secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira, que atuou como moderador.
“Somos um dos Estados mais digitais do país: o portal concentra atualmente 758 serviços estaduais — 96% deles digitais — e recebe mais de 6,9 milhões de acessos mensais”, ressaltou Silveira, na abertura do debate.
Durante o painel, a secretária Danielle Calazans destacou o novo papel do portal na relação do Estado com a população. “O rs.gov.br representa uma mudança concreta na forma como o governo se organiza para atender as pessoas. É mais do que tecnologia: é colocar o cidadão no centro das decisões”, afirmou.
Com o lançamento da nova versão, que deverá ocorrer em breve, o portal passa a oferecer novas funcionalidades. “Estamos falando de serviços personalizados por perfil de usuário e assistente digital com inteligência artificial, capaz de interagir, orientar e recomendar soluções a partir do comportamento de navegação”, explicou Seadi.
Já o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, destacou que a proposta é facilitar a vida do cidadão. “Transformação digital é uma agenda sobre servir e cuidar das pessoas e, com esta iniciativa, estamos amplificando a própria cidadania, facilitando o acesso delas à tecnologia e aos serviços que precisam.”
O rs.gov.br conquistou prêmios como o e-Gov 2021, o primeiro lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais da Abep-TIC por três anos consecutivos, além de ter sido finalista do Prêmio iBest em 2023 e 2024.
Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom