Nova ponte do Guaíba deve ser liberada até o final do ano para o uso dos motoristas
Publicação:

Uma das obras mais aguardadas pelos gaúchos deve ficar praticamente pronta até o fim do ano, já podendo ser usada pelos motoristas. A informação foi confirmada por dois ministros que fizeram uma visita técnica na nova ponte do Guaíba nesta sexta-feira (5). O governador em exercício, José Paulo Cairoli, recebeu e acompanhou o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro. A comitiva sobrevoou o canteiro de obras e, em seguida, fez uma vistoria de barco.
A expectativa do governo federal, responsável pela obra, é concluir 95% do empreendimento até o fim de dezembro, atingindo o que os técnicos chamam de "funcionalidade". Na prática, significa que um veículo poderia usar a ponte para atravessar o Guaíba de um lado a outro. Ficariam faltando apenas algumas alças de acesso, que seriam construídas nos meses seguintes.

Cairoli reconheceu o esforço da União e reforçou a importância da nova ponte para o Estado: "Ela é fundamental para o trânsito e o acesso a Porto Alegre, por isso, a gente valoriza o empenho. Pelo que a gente viu no sobrevoo, as peças estão todas prontas, falta a montagem. Os trabalhadores estão se revezando em três turnos, sete dias por semana, então isso mostra que a obra está andando".

A obra já recebeu cerca de R$ 600 milhões. Segundo o ministro Marun, a estrutura é considerada prioritária e, em razão disso, a meta deve ser cumprida: "O dinheiro está garantido, não vai faltar. Estamos preparados para investir o que for necessário para entregar a ponte à população do Rio Grande do Sul. Temos condições de investir mais R$ 100 milhões aqui e devemos transferir a metade disso já na semana que vem provavelmente", afirmou.
A nova ponte do Guaíba vai ter 12,3 quilômetros de extensão. Até agora, 68% da obra está concluída. "Ela está andando numa velocidade extraordinária. Precisamos agilizar o reassentamento das cerca de 120 famílias que ainda estão ali no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já agendou, junto com a Justiça, a audiência de conciliação para fazer a negociação. Estamos correndo para cumprir essa meta de 95% de conclusão", disse o ministro Casimiro.
Os ministros devem fazer uma nova vistoria em novembro.
Cairoli acompanha ministros em visita técnica às obras da nova ponte do Guaíba
Cairoli acompanha ministros em visita técnica às obras da nova ponte do Guaíba Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Vanessa Felippe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom