Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo transformador que irá beneficiar nove bairros da Capital já está em subestação da CEEE

Publicação:

O novo transformador de energia que será instalado na Subestação Porto Alegre 3 da CEEE, situada na Avenida Professor Oscar Pereira, bairro Santo Antônio, já está no local desde a madrugada desta terça-feira (09). O transporte do equipamento, de 40
Novo transformador que irá beneficiar nove bairros da Capital já está em subestação da CEEE

O novo transformador de energia que será instalado na Subestação Porto Alegre 3 da CEEE, situada na Avenida Professor Oscar Pereira, bairro Santo Antônio, já está no local desde a madrugada desta terça-feira (09). O transporte do equipamento, de 40 toneladas, envolveu uma preparação especial e foi feito em uma carreta de 23 metros de comprimento, com 4,5 metros de altura e três metros de largura.

O novo transformador será responsável por duplicar a capacidade de atendimento para 42,5 mil clientes da companhia dos bairros Azenha, Belém Velho, Cascata, Glória, Medianeira, Menino Deus, Santana, Santo Antônio e Partenon. O equipamento também servirá como segunda alternativa de alimentação de energia ao Estádio Beira-Rio durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O trajeto de dez quilômetros em ruas da Capital ocorreu em uma hora e meia, passando pelas avenidas Plínio Brasil Milano, Carlos Gomes, Protásio Alves, Cristiano Fischer, Ipiranga, Vicente da Fontoura e Rua Guilherme Schell. A chegada ao destino se deu por volta das 2h.

Para que o transporte fosse feito com segurança pelas vias urbanas, houve necessidade de alguns cuidados prévios, como o apoio de equipes de emergência da CEEE - suspendendo fiações e desobstruindo a vegetação em alguns locais - e da EPTC na escolta do trajeto.

O equipamento de 50 MVA (megavolts-ampères) de potência estava armazenado na Subestação Porto Alegre 1 (Avenida Plínio Brasil Milano, esquina com Avenida Andaraí), no bairro Passo DAreia e, a partir de novembro deste ano, já estará conectado à rede.

O investimento no projeto, considerando equipamentos, mão de obra e o reforço e expansão de alimentadores (redes de energia), é de aproximadamente R$ 5,5 milhões, dentro do Programa RS Mais Energia.

Texto: Mara Medeiros
Foto: Fernando C. Vieira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul