Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo viaduto de acesso à Unisinos na BR-116 é liberado

Publicação:

31.01.2012 Governador Tarso Genro e o Ministro Paulo Sérgio Passos durante inauguração do Viaduto na BR 116 em São Leopoldo (acesso Unisinos)
Viaduto na BR 116 - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O viaduto de acesso à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), construído sobre a BR-116, em São Leopoldo, foi entregue nesta terça-feira (31), pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, acompanhado do governador Tarso Genro e do secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque. Após três anos de construção, a obra, que somou um investimento superior a R$ 30 milhões, foi entregue a motoristas e pedestres.

O ministro destacou as intervenções de melhorias executadas na rodovia. Esta
obra se integra em um conjunto de intervenções que estamos realizando ao longo da BR-116, para que possamos qualificá-la do ponto de vista operacional e dar maiores condições de segurança, afirmou, ao relembrar demais obras entregues recentemente por sua pasta, que somadas superam o valor de R$ 100 milhões.

Passos ainda anunciou o início do processo para a construção de uma passarela que ligará o bairro São João Batista, hoje dividido pela BR-116, também em São Leopoldo. Até o final do mês de fevereiro estará publicado o edital para construirmos a passarela, conforme reivindicação da comunidade aqui presente, assegurou o Ministro.

O governador agradeceu ao ministro dos Transportes pelo investimento e solicitou empenho para o Governo Federal. Esta obra é muito importante, mas tenho conversado com o ministro de maneira sistemática sobre todas as questões relacionadas a sua pasta em nosso Estado, especialmente em relação a duplicação da rodovia Eldorado do Sul/Pelotas, além da atenção especial para que tenhamos uma rapidez em relação a nossa Ponte do Guaíba, disse Tarso.

O secretário Beto salientou a vitória do Rio Grande do Sul com a entrega do viaduto e o empenho do ex-presidente Lula, que iniciou a obra, e da presidente Dilma Rousseff, que concluiu e entregou o viaduto à comunidade. O grande desafogo aqui é o trânsito natural da Unisinos e da região de São Leopoldo, pois este viaduto acaba com um grande conglomerado de problemas de engarrafamento e de insegurança que tínhamos nesta região, concluiu Albuquerque.

O viaduto tem 26 metros de largura e 120 metros de extensão. A estrutura conta com duas pistas, cada uma com duas faixas de rolamento, e para facilitar o deslocamento também foi construída uma passagem de pedestres com dois metros de largura. O Dnit estima que 7 mil veículos devem transitar diariamente pelo viaduto.

Texto: Tafael Medeiros 
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul