Construção de viaduto vai reduzir congestionamentos na ERS-040

Obras buscam diminuir fluxo de trânsito na rodovia principalmente no verão

Governador Sartori autorizou início da construção do elevado que vai desafogar trânsito da região em Viamão - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Mais um passo importante foi dado, nesta quarta-feira (13), para qualificar o trânsito na ERS-118, uma das prioridades para o governo do Estado na malha rodoviária gaúcha. Foi assinada pelo governador José Ivo Sartori a ordem de início da construção do elevado no km 11 da ERS-040, no entroncamento com a 118, em Viamão. A obra é uma reivindicação antiga da comunidade para reduzir os congestionamentos na rodovia - que aumentam principalmente no verão -, uma das principais rotas entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte.

Os serviços serão executados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho, com previsão de entrega em 12 meses. O investimento é de aproximadamente R$ 16 milhões, arrecadados pela praça de pedágio de Viamão. O viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla, prevendo futura duplicação da rodovia.

Sartori: "ERS-118 é prioridade número um do nosso governo, sempre disse isso"
Sartori: "ERS-118 é prioridade número um do nosso governo, sempre disse isso" - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

"Todo mundo sabe como fica esse trecho, principalmente no veraneio, completamente congestionado. Do jeito que está, não pode ficar. Vamos começar as obras logo", afirmou o governador, acompanhado pelo vice José Paulo Cairoli. Sartori também salientou a importância de qualificar a infraestrutura da região: "A  118 é prioridade número um do nosso governo, sempre disse isso. Imaginem vocês, para um estado que não pode financiar nem um centavo, o esforço que tivemos que fazer. E fizemos".

"O grande desafio era retomarmos todas as atividades da 118. Acredito que em três anos e meio conseguimos avançar bastante. Estamos indo para a fase final e não podia faltar, através da EGR, a oportunidade de conectarmos tudo isso ao viaduto, que passa a ser extremamente importante à circulação dos veículos e à fluidez do trânsito regional", acrescentou o governador.

Reivindicação da comunidade

"Vamos atender ao anseio da comunidade. O governo sempre esteve ciente dos congestionamentos, principalmente no período do verão. Passamos por dificuldades financeiras, mas conseguimos dar andamento a obras importantes, como a ERS-118, que avança com velocidade e qualidade e deve ser finalizada ainda este ano", informou o secretário dos Transportes, Humberto Canuso.

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, desde que a empresa assumiu a concessão do trecho, repassada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em dezembro de 2017, o projeto foi reanalisado. "Readequamos para dentro da faixa de domínio da EGR e conseguimos reduzir o valor da obra de R$ 41 milhões para cerca de R$ 16 milhões, sem nenhuma desapropriação", argumentou.

Licença ambiental

A Secretaria dos Transportes e a EGR receberam a licença ambiental para a construção do viaduto em abril deste ano. O documento, emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), atesta a viabilidade do empreendimento e autoriza o início das obras, ato marcado pela solenidade desta quarta-feira (13).

Duplicação à vista

Somando os investimentos desde 2015 até agora, o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e do Daer, aportou mais de R$ 82 milhões na ERS-118. Ao todo, são 22,4 quilômetros em obras ou em processo de licitação. O trecho vai do entroncamento da BR-116, em Sapucaia do Sul, até o encontro com a Freeway (BR-290), em Gravataí.

Em alguns trechos da duplicação está sendo usada uma tecnologia inédita no Brasil: a máquina fragmentadora ressonante de concreto, para recuperar o lote 2 (do km 5 ao 11) da ERS-118. O equipamento, trazido dos Estados Unidos, gera economia para o Estado ao utilizar tecnologia ressonante que fragmenta blocos de concreto e os reaproveita na reconstrução do trecho.

Obra busca atender a um anseio antigo da comunidade para melhorar trânsito na região - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Acordo de Resultados

A duplicação da ERS-118 integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários pelo governo do Estado. Os compromissos envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. A rede de governança prioriza as demandas sociais com intuito de construir um governo mais eficiente, ágil e menos burocrático para entregar os serviços.

00:00:00/00:00:00

Construção de viaduto vai reduzir congestionamentos na ERS-040

Construção de viaduto vai reduzir congestionamentos na ERS-040 Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Cassiane Osório, de Viamão