Operação de descarregamento do pórtico-guindaste pode começar sábado
Publicação:

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), recebeu na tarde desta sexta-feira (8), da WTorre Engenharia, documentação solicitando a atracação do navio Zhen Hua 20, no cais do dique seco, para a descarga do pórtico-guindaste. A embarcação se encontra atracada nos Dolphins (entre os terminais do Tecon e da Termasa), próximo às instalações do dique seco.
A documentação apresenta levantamento batimétrico que mostra alguns pontos próximos ao cais Sul e cais Norte com profundidade inferior 11 metros, que é a medida necessária para atracação do navio.
Conforme o engenheiro naval da WTorre, Neocélio Marinho, a empresa está trabalhando na dragagem destes pontos isolados para disponibilizar até este sábado (8), pela manhã, a batimetria final, ficando a área que liga o dique seco ao canal de acesso ao Porto do Rio Grande com 11 metros de profundidade.
Com a documentação em mãos, a superintendência solicitará autorização da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul para a atracação. Esse procedimento especial é necessário visto que o cais do dique seco ainda não é homologado.
Caso tudo ocorra dentro das previsões o navio poderá atracar ainda no sábado (9). Acreditamos que no máximo segunda-feira (11) estejamos realizando a operação de descarregamento, mas estamos trabalhando para que ocorra ainda neste final de semana, salienta Marinho.
Montagem
Com a autorização da atracação, o pórtico-guindaste será descarregado sobre os trilhos instalados no cais (Norte e Sul) que compõem as laterais do dique seco, por onde ele se movimentará. O equipamento, que hoje está com aproximadamente 45 metros de altura (dividido em duas partes), ficará com uma altura de 90 metros, visto que antes de ser descarregado ele será içado e montado com o auxílio das torres auxiliares de montagens instaladas no navio.
O pórtico-guindaste terá um vão livre de 130 metros e pesará 2,8 mil toneladas, movendo-se sobre trilhos ao longo do próprio dique e cem metros fora dele (além da cabeceira do dique). O equipamento servirá para auxiliar na montagem das plataformas transportando blocos com cerca de 600 toneladas que serão fabricados nas oficinas junto ao empreendimento.