Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação integrada combate o comércio ilegal no centro de Porto Alegre

Publicação:

Operação Integração
Operação Integrada contra o comércio ilegal de mercadorias, no Centro Histórico de Porto Alegre - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP?

Foi desencadeada nessa terça-feira (19), a Operação Integrada contra o comércio ilegal de mercadorias, no Centro Histórico de Porto Alegre. A ação faz parte do Movimento Legalidade, programa de âmbito nacional contra o comércio irregular de mercadorias.

Cerca de 300 agentes de instituições do âmbito federal, estadual e municipal inspecionaram as avenidas Borges de Medeiros, Salgado Filho e as ruas Otávio Rocha, Doutor Flores, Vigário José Inácio, Voluntários da Pátria e Andradas. A operação resultou na apreensão de 30 sacos de 50 litros com roupas, calçados, eletrônicos, cigarros, óculos e papel de presente. Além disso, 200 pacotes de frutas e verduras recolhidos foram encaminhados para doação a entidades como a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Movimento Legalidade

O Movimento Legalidade é um programa nacional contra o comércio ilegal de mercadorias. Porto Alegre é o primeiro município da Região Sul a fazer parte da iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).

Entre os pilares de atuação do Movimento Legalidade estão a articulação de ações, como descarte sustentável das apreensões, atividades de conscientização, celeridade nos trâmites de regulamentação e campanhas de comunicação.

Apenas em 2016, ações envolvendo mercadorias contrabandeadas, falsificadas, fraudadas ou pirateadas geraram R$ 954 milhões em evasão fiscal, segundo dados da FNCP. No Brasil, também integram a iniciativa a cidade de São Paulo, Campinas e Recife.

Texto: Bárbara Barros/Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul