Órgãos de trânsito reúnem-se com cônsules do Mercosul
Publicação:

Órgãos de trânsito do Estado e cônsules dos países do Mercosul reuniram-se, nesta segunda-feira (9), no Palácio Piratini, para planejar as ações de esclarecimento aos turistas que chegam ao país dirigindo. A preocupação das autoridades é melhorar o fluxo de informações aos estrangeiros nesta temporada, especialmente no que diz respeito ao pagamento das multas antes da saída do país, mas também em relação às diferenças na legislação de trânsito dos países.
O diretor técnico do Detran/RS, Ildo Márioi Szinvelski, apresentou estatísticas de infrações e acidentes envolvendo estrangeiros e também as mudanças realizadas no site para facilitar a consulta dos visitantes às informações. Foi criado no site o banner Informaciones para extranjeros, com texto em espanhol. No link, é possível consultar as multas pendentes do veículo, imprimir o boleto e encontrar a lista de locais para pagamento.
O inspetor Alessandro Castro, da Polícia Rodoviária Federal, alertou sobre a importância dos turistas consultarem a situação do veículo antes de saírem do país para não serem surpreendidos quando passarem pela fronteira com suas famílias. Os veículos alvo de fiscalização, que tiverem multas pendentes, serão removidos a depósito
A consulesa do Uruguai, Karla Besckidnyak, lembrou que mais importante que o esforço para o pagamento das multas, é evitar que os condutores cometam infrações. Temos muitas diferenças de legislação, em especial com relação aos limites de velocidade, os níveis permitidos de consumo de álcool e as regras para ultrapassagem. Seria importante uma divulgação nesse sentido.
As instituições produzirão um folder com informações úteis para os estrangeiros, que serão distribuídos nos pontos de fronteira, entre outros locais. Participaram do encontro, coordenado pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC, além dos consulados da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305